Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Vanessa Andrade, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Entrevista com Mauricio de Sousa

O criador da Turma da Mônica fala sobre a presença feminina nos gibis: "Quando você coloca uma mulher na história ela rouba a cena”, diz. Leia a entrevista.


Divulgação

Divulgação

Por VANESSA ANDRADE

As histórias da Turma da Mônica fazem parte da cultura brasileira. Crianças, adultos e até os avós gostam das aventuras dessa turminha de crianças que aprontam e descobrem como brincar e viver em harmonia, mesmo entre sopapos esporádicos (e divertidos!) com um certo coelhinho azul de pelúcia da famosa menina gorduchinha e dentuça. "Os primeiros personagens que criei eram todos homens, tudo molecada, mas alguém me chamou a atenção dizendo que só tinha histórias de moleque, isso por que fui moleque. Então percebi que não sabia escrever histórias sobre mulheres, nunca fui mulher e não saberia escrever sobre o que elas estavam pensando. Foi neste momento que resolvi olhar para minhas filhas", revela Mauricio de Sousa.

O criador da Turma da Mônica é espontâneo e sorridente como seus personagens. Falar da presença feminina, para ele, é fácil: teve seis filhas. "Fui buscar nas minhas filhas a inspiração de como reage uma mulher. A criança é transparente, demonstra quando ela está triste ou alegre. Vi que é praticamente a mesma coisa, um usa short e a outra saia, só que tem uma coisa... Quando você coloca uma mulher na história ela rouba a cena", confessa autor.

Conflitos de crianças parecem simples aos olhos de um adulto, mas para os pequeninos é um desafio diário. No caso de uma criança com problemas de dicção como Cebolinha fica mais difícil ainda quando conhece uma pequena mulher com personalidade forte e impetuosa como a Mônica. "O Cebolinha era o principal, a Mônica chegou e ele perdeu! Por isso ele vive correndo atrás dela, querendo o coelho, é meio simbólico. Ele quer ser o dono da rua novamente, ele era o dono, até ela chegar!", explica Mauricio.

A presença feminina impõe respeito, responsabilidade e admiração em suas histórias de superação contadas em livros e filmes. "Pode reparar, nos cinemas, na televisão, em todo o lugar, quando entra a mulher ela rouba a cena! Temos que estar preparados e conformados com isso, e ao mesmo tempo estarmos juntos com ela", completa o criador da Mônica.

VEJA QUEM INSPIROU CADA PERSONAGEM DA TURMA DA MÔNICA

Tempo de Mulher: Uma nova temporada da Turma da Mônica vem por ai?

Mauricio de Sousa: Agora elas estão com 15 para 16 anos, eu vou parar por aqui uns dois ou três anos. E com o auxílio de autores de novela da Globo vou criar uma história cronológica onde eles vão amadurecer e se tornar adultos, noivar, casar e ter filho.

TDM: Com quem a Mônica se casa? Como Cebolinha?

Mauricio de Sousa: Com quem a Mônica vai casar? Não sei! Amor de infância acontece, mas o Cebolinha vai ter que rebolar para acompanhar ela!

TDM: Como se renovar nas histórias da Turma da Mônica?

Mauricio de Sousa: Quem não se renova envelhece, trabalhamos com comunicação, temos que sempre estar “galopando” e dando passos pra frente, vendo e acompanhando o que está acontecendo, se não a gente vira museu. Eu tenho uma empresa que vive de comunicação, sou auxiliado pelos meus filhos, netos e pessoal jovem que trabalha na minha empresa, estamos sempre falado a linguagem do momento e inventando coisas. Nossa profissão é inventar!

CURTA NOSSO FACEBOOK

SIGA NOSSO TWITTER

0Comentários

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Foto: April Maciborka and David Wile
Bebês provam limão pela 1ª vez

Você já viu?

  • Tradição secular

    'Mulheres do mar', que tiram o próprio sustento mergulhando na Coreia, podem desaparecer

  • Crime sexual

    Após ter fotos íntimas divulgadas, Marina Ruy Barbosa comentou o caso: ‘me senti invadida’

  • Nova arena

    Estádio do Palmeiras começa a tomar forma e já impressiona; veja como vai ficar

  • Jogos

    Daenerys, Khal Drogo e Harley Quinn estão entre melhores cosplays do mês; confira aqui

  • Marmita divertida

    Para demonstrar carinho pela sua filha, pai 'monta' vários personagens de desenhos com comida

Shopping