Noivas - MSN EstiloNoivas - MSN EstilohomeArtigosFotosvideoOral-BEnvie sua FotoBlogInfográfico

Misturar os sobrenomes é a nova tendência entre os casais lá fora

A mistura de sobrenomes pode ser uma maneira inusitada de criar um novo nome familiar.

Por Carla Leirner 18/jul/2013 12:33
Uma moda que está dando o que falar sobretudo na Inglaterra promete tornar a parte burocrática do casamento um pouco mais divertida e criativa. Isso porque, a gente sabe, para que o matrimônio seja reconhecido por lei é necessário providenciar documentos, definir o regime de bens e o sobrenome que será usado pelo casal, detalhes chatos, mas que querendo ou não fazem parte do processo. 

Sobrenome casamento(Foto Istock)

Aqui no Brasil e na maioria dos outros países também, as mulheres adotam o sobrenome do marido como forma de mostrar que agora fazem parte de uma mesma família. No entanto, têm aquelas que preferem manter a individualidade e não alteram seus registros, já que essa mudança não é obrigatória. A novidade, porém, é que agora existe uma terceira opção: colocar a criatividade em ação e criar um sobrenome inédito a partir da mistura das sílabas dos dois sobrenomes – o do homem e o da mulher. 

É o que aconteceu com Michael e Rebecca Puffin, casal britânico cujo caso serviu para ilustrar uma reportagem do portal BBC Brasil. Juntos há mais de dois anos, eles resolveram criar um terceiro sobrenome, pelo qual são chamados hoje em dia, a partir dos seus nomes de solteiro (Pugh, do Michael, e Griffin, da Rebecca).

A moda que teria nascido nos Estados Unidos ganhou o nome de meshing e se tornou popular na Grã-Bretanha, onde muitos casais já criaram um novo sobrenome para chamar de seu. John Lennon pode ser apontado como o pioneiro dessa tendência: após se casar com Yoko Ono, ambos passaram a assinar Ono Lennon. 

A notícia triste é que parceiros brasileiros que tenham gostado da ideia e queiram colocá-la em prática podem encontrar problemas na hora de aderir ao meshing. Isso porque o nosso código civil prevê apenas a possibilidade de acrescentar o sobrenome do cônjuge ao seu nome. A criação de algo inédito como vem ocorrendo lá fora não está prevista em nossas leis. Mas como cada estado do país tem suas próprias regras quando o assunto é a alteração do sobrenome depois do matrimônio, é válido que o casal procure o cartório que realizará a união civil e se informe se há ou não essa possibilidade.




0Comentários
especiais
notas
  • Blog Noivas

    Autoras do livro 'Sim! Case do seu Jeito', as jornalistas Patrícia Broggi e Carla Leirner são apaixonadas por casamentos e adoram ajudar uma noiva. 

     

     

Vídeo
Mais no Tempo de Mulher
Você já viu?
  • Profissão perigoProfissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quenteCena quente

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFCNova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruasModa das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológicaPintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

  • Gisele no BrasilGisele no Brasil

    Top model lança no país linha de lingerie que ela mesma assina

PreviousPrevious
NextNext
  • O MSN Brasil não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste blog, que são de inteira responsabilidade do autor. Case do Seu Jeito com Patrícia Brogg e Carla Leiner é um blog do MSN Brasil.