Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Por PAULA FACIROLI

A Páscoa vem aí! Confira algumas curiosidades sobre o chocolate:

PREVENÇÃO AO CÂNCER - Os grãos do cacau possuem substâncias antioxidantes chamadas flavonoides que ajudam a fortalecer a saúde vascular e a prevenir alguns tipos de câncer. A maior parte desta substância benéfica está concentrada no chocolate amargo.

CHOCOLATE E AS ESPINHAS - Não há nenhum estudo científico que comprove a ligação direta do chocolate com o aparecimento da acne. O que se sabe que ao consumir grande quantidade de gordura a pele fica mais oleosa e consequentemente aumenta  a quantidade de espinhas.

ALÍVIO PARA ESTRESSE E DEPRESSÃO - A feniletilamina presente no chocolate estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a “molécula da felicidade e do prazer”. Ela atua numa área relacionada com as emoções, permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o chocolate é um alimento que previne insônia, estresse e a depressão.

CHOCOLATE BRANCO X PRETO - O chocolate branco possui apenas a manteiga de cacau, riquíssima em açúcar e gordura, e o leite em pó integral, por isso contém mais colesterol e é mais calórico. Já o chocolate preto, principalmente o amargo, tem mais benefícios: possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau.

NÃO EXAGERE NA DOSE - O consumo excessivo do chocolate pode causar dores de cabeça, enxaqueca, mal estar e dor de barriga. Além disso, você pode ganhar quilinhos a mais já que ele é rico em calorias e gorduras.

*Fonte: Camila Moraes, nutricionista

CURTA NOSSO FACEBOOK

ACESSE NOSSO TWITTER