Sonhos e seus significados

Sonhos e seus significados

Todo mundo tem curiosidade em saber o que significa daquele sonho da noite que passou. Vale ressaltar que cada sonho se insere no contexto de vida de quem o sonhou e está relacionado com o inconsciente e as impressões de cada pessoa de forma diferenciada.

Mas existem algumas interpretações gerais que podem revelar muito sobre nossos sentimentos mais íntimos. A psicóloga Sandra Gonçalves listou alguns dos sonhos mais frequentes e seus possíveis significados. Acompanhe:

Sonhar que está caindo

Nesse sonho, as pessoas normalmente acordam antes de chegar ao chão. Segundo a psicóloga, o sonho tem a ver com nossa origem primitiva. Quando era preciso subir em árvores e correr riscos para sobreviver e buscar comida. Revela uma situação de insegurança.

Acordar antes do fim

Acordar no meio do sonho, antes da queda se concluir, por exemplo, é um mecanismo do inconsciente de defesa para escapar do perigo.

Sonhar que está nua em público

Este sonho é comum a todas as idades e envolve sentimentos de exposição, vulnerabilidade e vergonha. O lugar onde o sonho se desenrola tem muito a ver com a sua interpretação. Se for no trabalho, por exemplo, pode significar que você se sente pouco à vontade na função que desempenha. Estar sem as roupas, pode também significar o desejo de estar livre das máscaras.

Sonhar que está voando

Tem a ver com a vontade de estar livre. Pode também significar que você necessita ir mais longe, que está com seu talento e suas qualidades pouco aproveitados.

Sonhar com a morte

Pode ser assustador, mas sonhar com a morte, sua ou de um ente querido, é normalmente sinal da ruptura com algo que não estava bom. Pode ser também resultado de um choque emocional recente, ou uma resposta do inconsciente a uma situação constante de agressividade ou pressão pela qual você está passando.