Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Redescobrindo o amor em 7 filmes: romance na melhor idade

MITCHEL DINIZ: "É preciso se despir de preconceitos, ser amigo do tempo, aceitar que ele passou. Dar as boas vindas ao nosso novo eu e às novas formas de amar".


Meryl Streep e Tommy Lee Jones em cena do filme "Um Divã para Dois".

Meryl Streep e Tommy Lee Jones em cena do filme "Um Divã para Dois".

Por MITCHEL DINIZ

Nos primeiros minutos de "Um Divã para Dois", presenciamos uma Meryl Streep, no auge dos seus 63 anos, bem diferente daquela que costuma desfilar glamurosa sobre tapetes vermelhos em premiações. Diante do espelho, Kay, a personagem de Meryl no filme, tenta encontrar nela mesma a sensualidade perdida com o tempo, escondida em rugas e imperfeições da velhice. Talvez pela falta de maquiagem de sua protagonista – ou o uso proposital dela para caracterizar a personagem – a cena provoca um choque. Não pela exposição plena de uma mulher madura e sim pela angústia silenciosa de Kay que, obstinada a ter uma noite de amor com o marido, já não se sente mais segura em relação à própria imagem. Em relação a ela mesma.

"Divã" propõe uma reflexão sobre a passagem do tempo - e tudo o que ela traz de bom e de ruim. Na vida de um casal, o tempo traz cumplicidade e constrói uma família. Mas Kay e Arnold (o ótimo Tommy Lee Jones) chegaram ao ponto em que o passar dos anos contribui apenas com o desgaste da relação. O matrimônio de 30 anos foi contagiado pela rotina, pelo comodismo crônico e os dois vão tentar resolver o problema na terapia.

CLIQUE AQUI E REDESCUBRA O AMOR EM 7 FILMES

A premissa do filme soa trivial, mas o roteiro não deixa o filme passar despercebido. Talvez pela forma como o desgaste na relação dos protagonistas é retratada, de maneira que Kay e Arnold já nem conseguem mais se tocar. Nesse ponto “Divã” não se decide entre a comédia e o drama e está aí, justamente, um de seus trunfos: jogar com a ambiguidade de um casal que se gosta, mas não demonstra. Que se ama, mas não se toca.

Nesse processo de redescoberta do amor, Kay e Arnold vivem situações que são tão constrangedoras para eles quanto para quem assiste ao filme. "Divã" entra na questão do sexo na "melhor idade", tema que é tabu, mas que o cinema tem tratado com mais frequência. É inevitável comparar o filme de David Frankel com outros dois da diretora Nancy Meyers: "Alguém tem que Ceder" e "Simplesmente Complicado", esse último também protagonizado por Meryl Streep. Ambos tratam do dilema de relacionamentos entre pessoas maduras, com um tratamento tão apaixonado quanto os que os filmes protagonizados por jovens recebem.

A solução para romances desgastados pelo tempo talvez não esteja em nenhum desses filmes. Provavelmente nós mesmos teremos de lidar com esse tabu. Se despir de preconceitos na frente do espelho, ser amigo do tempo, aceitar que ele passou. Dar boas vindas ao nosso novo eu e às novas formas de amar.

* Mitchel Diniz é jornalista baiano com endereço em São Paulo. É apaixonado por cinema e já ganhou um Oscar imaginário. Fez o discurso no chuveiro, onde também costuma cantar de olhos fechados.

Curta a página oficial da Ana Paula Padrão no Facebook

*Tempo de Mulher: Facebook / Twitter

LEIA outras colunas de Mitchel Diniz:

Os pais que o cinema nos deu

Batman: Sobre homens e morcegos

13 filmes que os homens adoram

As supernamoradas dos super-heróis

As 15 mulheres que marcaram a história do cinema

Johnny Depp: as 7 faces de um galã do cinema

10 filmes para ver a dois

As apimentadas de Hollywood

Mudando pra melhor: de patinho feio a cisne

Casamento de cinema

6 filmes para ver com sua mãe

Elas deram a volta por cima

0Comentários

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Ataques de tubarões amedrontam (©Corbis)
Ataques de tubarões amedrontam

Você já viu?

  • Confronto em SP

    Centro foi palco de luta entre sem-teto e PM em reintegração; famílias reivindicam caminhões

  • Patrícia Poeta deixa 'JN'

    Renata Vasconcellos vai assumir a bancada dia 3 de novembro; relembre outros apresentadores

  • Futebol

    No 'Fifa 15', Neymar é somente o 30º melhor jogador do mundo; veja a lista com todos aqui

  • Cães

    Animais têm um jeitinho de falar o que sentem; entenda significado dos gestos do seu cãozinho

  • Filhotes

    Zoológico na França cria concurso para batizar pandas-vermelhos; veja as opções de nomes

Shopping