Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Os benefícios do Treinamento Funcional

ADRIANA PIACSEK: "Além de prevenir lesões, preparar o organismo para desempenhar melhor suas atividades diárias".


Os benefícios do Treinamento Funcional / Foto: Think Stock

Os benefícios do Treinamento Funcional / Foto: Think Stock

Por ADRIANA PIACSEK

Criado nos Estados Unidos, o Treinamento Funcional vem sendo muito bem difundido no Brasil que ganha cada vez mais inúmeros praticantes. Seu princípio, além de prevenir lesões, é preparar o organismo para desempenhar melhor suas atividades diárias (como subir e descer escadas, sentar e levantar ou até carregar sacolas nos supermercados, por exemplo) e esportivas, melhorando em muito o desempenho dos atletas.

A característica do Treinamento Funcional é realizar a junção das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando, assim, um ambiente dinâmico de treino.

O treinamento é focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno como agachar, pular, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento.

Um exemplo contrário a esse método é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional. Qualidades como força, velocidade, equilíbrio, agilidade, coordenação, flexibilidade e resistência são integradas de forma a proporcionar ganhos significativos de performance para o indivíduo em sua atividade específica.

Para se trazer benefícios mais significativos  à capacidade funcional, utilizam-se, além do peso do próprio corpo, aparelhos específicos como bolas suíças, medicine Ball, cabos, elásticos, pesos livres, fitas suspensas (TRX), base de suporte instável e reduzida, cones, cordas, entre outros suportes. Os movimentos também podem ser acoplados aos aparelhos de musculação, exigindo de maneira mais significativa os proprioceptores corporais para a execução das atividades.

São exercícios bastante motivacionais e desafiadores onde o indivíduo que segue esse método, acompanhado de um instrutor capacitado graduado em Educação Física, tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de “gerar” um corpo saudável e bem condicionado. Porém, para o efetivo resultado desse treinamento, é indispensável a dedicação do aluno.

São esses os benefícios que um programa de Treinamento Funcional traz:

  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
  • Maior estabilidade da coluna vertebral, consequentemente melhora da postura;
  • Melhora do desempenho esportivo;
  • Melhora do equilíbrio muscular;
  • Diminuição da ocorrência de lesão;
  • Controla o peso corporal;
  • Melhora na eficiência dos movimentos;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora da força, coordenação motora;
  • Melhora da flexibilidade e propriocepção;
  • Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Vale ressaltar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente. Fonte: Artur Monteiro e Thiago Carneiro.

* Adriana Piacsek, 40 anos, é formada em Educação Física pela USP. De 1992 a 2001 foi triatleta profissional. É corredora de aventura, fundadora e diretora técnica da Assessoria Esportiva TPM (Treinamento para Mulheres). Consultora de fitness da revista Shape, colabora para matérias de várias revistas e jornais, entre eles Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O2 e Runners.

CURTA NOSSO FACEBOOK

SIGA NOSSO TWITTER

LEIA OUTRAS COLUNAS DA AUTORA:

Musculação

Os perigos do supertreinamento

0Comentários

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Esculturas de areia impressionam (©Getty Images)
Esculturas de areia impressionam

Você já viu?

  • Adeus a Campos

    Enterro de ex-governador do PE reúne políticos e multidão em Recife

  • Celebridades do mundo todo entraram na brincadeira por boa ação

  • Uma escola diferente

    Ranking de atletas com melhores físicos traz Hulk e Cristiano Ronaldo

  • Esconde-esconde

    Cachorro Momo fica famoso no Instagram 'escondido' em fotos

  • Jogos

    Fãs exploram novos ângulos de The Last of Us em modo fotografia

Shopping