Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Etiqueta em viagens

ANA PAULA PADRÃO: "Quanto mais longa a viagem, mais educado, discreto e leve a gente deve ser. Mas nunca me imaginei cometendo um deslize nos céus".


Etiqueta em viagens / Foto: Think Stock

Etiqueta em viagens / Foto: Think Stock

Por ANA PAULA PADRÃO

Já vi de tudo em matéria de avião. Teco-teco sem bússola. Asa colada com esparadrapo. Equipamento sem acabamento interno. Tipo lata de sardinha. Compartimento de mala aberto, como aqueles de ônibus. Cai tudo lá de cima na primeira chacoalhada.

Também já vi de tudo em matéria de tripulação. Aeromoça na TPM (só uma bela TPM explica que ela despeje a bandeja em cima de você e ainda te dê um banho de Coca Cola sem um mísero pedido de desculpas). Comissária namorando piloto e até tripulação fumando no banheiro.

Mas o espetáculo de gafes vem mesmo dos passageiros. Gente que embarca carregando galinhas em engradados de madeira. Mulheres que embarcam vestindo burca e desembarcam de minissaia. Gente com distúrbios, digamos, intestinais, argh! Gente que vigia a mala o tempo todo, gente que ronca, arrota, se embebeda, fala alto, usa o fone de ouvido e fica cantando junto.

Graças à experiência a gente vai aprendendo as regras da boa convivência dentro de um avião. Afinal, são horas num ambiente fechado, ao lado de gente que você nunca viu antes. Quanto mais longa a viagem, mais educado, discreto e leve a gente deve ser.

Por isso nunca me imaginei cometendo um deslize nos céus. Até… o dia do queijo. Estávamos numa conexão na Suíça. Tínhamos umas oito horas entre um voo e outro e decidimos visitar a cidade. Meus amigos, fanáticos por culinária, foram direto para um supermercado. Eu fiquei no bar da praça com meu marido e foi aí que eles voltaram com… o queijo. Raridade, segundo eles. Dificílimo de encontrar. Nós tínhamos que comprar um também. Maldita a hora em que segui aquele conselho.

Queijo comprado e acomodado na mala de mão, embarcamos para mais doze horas de voo. No meio da noite, meu marido decide pegar um livro na tal malinha. Amigos, nem tentarei descrever o cheiro que saiu dali de dentro. Me fez acordar. Começaram as reclamações dos passageiros. Mas o que seria aquilo? Problemas no banheiro? Gás tóxico? Terrorismo biológico? Era ele, o queijo!

Até hoje não sei se a tripulação percebeu o que estava acontecendo e, se percebeu, agradeço pela elegância de não me terem denunciado às autoridades sanitárias por aquela insanidade. Passamos as horas seguintes, nós e todos os passageiros, suportando aquele fedor horroroso e olhando desconfiados uns para os outros. E o pior é que meus amigos, os que me recomendaram o tal queijo, dormiram tranquilos apesar da confusão que criaram a bordo.

Desembarquei arrasada, arrastando aquele baú de enxofre atrás de mim, morrendo de vergonha. Tive de jogar a mala fora. Mas tenho que reconhecer: o queijo era mesmo muito bom.

CURTA NOSSO FACEBOOK

SIGA NOSSO TWITTER

Leia outras colunas de Ana Paula Padrão:

Amor não tem hora

Perdida profissional

Pamonha com amor

Baixinhas, eternas meninas

O dia das mães

A evolução da mulher invisível  

4Comentários
19/jun/2012 11:01
avatar

olá Paula... passei pela mesma experiência que você, só que eu comprei o queijo na escala que fiz em Paris a caminho de Tokyo... imagine aguentar esse cheiro por mais de uma semana.... tive que embalar o distinto com camadas e camadas de sacos plásticos e mesmo assim o distinto se anunciava meia hora antes de chegar a qq lugar... concordo contigo, era bom mesmo!!!.... abraço ao seu marido, Walter Brasil, ex-FAAP tb.

Luiz Picolo

19/jun/2012 15:18
avatar
kkkkkkkkkkkk coitada da Ana imagino o tamanho desconforto e tímidez mas em comparaçao a que foi descrito no ínicio da reportagem não quase nada este episodio.
19/jun/2012 15:18
avatar
kkkkkkkkkkkk coitada da Ana imagino o tamanho desconforto e tímidez mas em comparaçao a que foi descrito no ínicio da reportagem não quase nada este episodio.
Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Foto: April Maciborka and David Wile
Bebês provam limão pela 1ª vez

Você já viu?

  • Tradição secular

    'Mulheres do mar', que tiram o próprio sustento mergulhando na Coreia, podem desaparecer

  • Crime sexual

    Após ter fotos íntimas divulgadas, Marina Ruy Barbosa comentou o caso: ‘me senti invadida’

  • Nova arena

    Estádio do Palmeiras começa a tomar forma e já impressiona; veja como vai ficar

  • Jogos

    Daenerys, Khal Drogo e Harley Quinn estão entre melhores cosplays do mês; confira aqui

  • Marmita divertida

    Para demonstrar carinho pela sua filha, pai 'monta' vários personagens de desenhos com comida

Shopping