Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
Tempo de Mulher
Tempo de Mulher | Por KEKA DEMÉTRIO, Tempo de Mulher
Realities show: os riscos de perder peso muito rápido

Realities show: os riscos de perder peso muito rápido



Realities show: os riscos de perder peso muito rápido - 1 (© Foto: Divulgação)
Próxima
Anterior
Anterior
  • Realities show: os riscos de perder peso muito rápido - 1 (© Foto: Divulgação)
  • Eduardo Silva - 2 (© Foto: divulgação TV Record)
  • Ryan Benson - 3 (© Foto: divulgação)
  • Matt Hoover - 4 (© Foto: http: www.pesopesado.net)
  • Erik Chopin - 5 (© Foto: divulgação)
  • Bill Germankos - 6 (© Foto: divulgação)
  • Ali Vincent - 7 (© Foto: divulgação)
  • Michelle Aguilar - 8 (© Foto: divulgação)
Próxima
Foto: DivulgaçãoMOSTRAR MINIATURAS
Anterior1 de 17Próxima
Compartilhe as fotos nas redes:

Por KEKA DEMÉTRIO

Dieta Dukan, de south beach, do tipo sanguíneo e ortomolecular, dieta da USP, dos sucos e dos pontos; dieta Dr. Ornish, das frutas, da sopa e da lua. Estas são apenas algumas das inúmeras dietas da moda e que milhares de pessoas fazem com a intenção de perder peso.

O objetivo da maioria dos afoitos que se jogam nesses regimes malucos é possuir um corpo com medidas enxutas no menor prazo possível.  A saúde, quase sempre, é só desculpa de quem não tem coragem de assumir que quer um corpo magro. Porque, convenhamos, diante da ingestão excessiva de alguns alimentos - e a falta de outros - tão importantes para o bom funcionamento do organismo, é possível - como já vimos exemplos por aí - obter um corpo magro. Mas não um corpo saudável!

Alguns dos casos mais famosos foi quando veio à público que a princesa Kate Middleton havia feito a Dieta Dukan, tão propagada por ter deixado o corpo dela esbelto (como se ela fosse muito gorda antes). No entanto, esse programa alimentar pode levar os usuários a sérios problemas cognitivos. Isso porque, de acordo com estudos, deixar de comer proteína ou carboidrato, por exemplo, pode causar desde uma desnutrição a transtornos psiquiátricos. Além do mais, perder peso não quer dizer necessariamente que ocorre perda de gordura corporal. Em algumas situações, em especial em dietas tão restritivas, o corpo perde muita água e massa muscular.

Outros métodos também bastante procurados por pessoas acima do peso é a cirurgia bariátrica, o balão intragástrico, a cirurgia de Payne (desvio intestinal), entre outras. Estas que também estão na crista da moda e sendo sugeridas por muitos médicos como se fossem procedimentos cirúrgicos simples. No entanto, essas técnicas são indicadas em alguns casos desnecessários e, muitas vezes, o paciente acaba não tendo o devido acompanhamento psicológico. Este que é tão importante e essencial para que a pessoa não transfira a sua compulsão alimentar para outros tipos de compulsões, como o álcool, o sexo e o jogo.

A obesidade é uma mina de ouro para o mundo capitalista. Primeiro, oferecem alimentos calóricos em abundância e, depois, elegem um modelo de corpo inalcançável. Além disso, mil e um tipos de tratamentos, dietas, remédios, cremes, cirurgias plásticas e afins prometem exatamente o tal modelo de corpo perfeito. Um ciclo que parece não cessar e que enche os bolsos das indústrias, ‘esvaziando’ a saúde dos corpos e, principalmente, das cabeças das pessoas.

Na TV já existem alguns programas que premiam pessoas pela perda de peso rápida. No Brasil, foi lançado no final de 2013, no Programa da Tarde (TV Record), o reality ‘Além do Peso’. Este que teve Eduardo Silva como vencedor ao ter emagrecido 26,2 quilos em três meses. O ganhador levou um carro zero quilômetro! O reality já emplacou sua segunda edição. Nos Estados Unidos existe um programa nos mesmos moldes, desde 2004. Lá é chamado de “The Biggest Loser” (o grande perdedor), com formato de reality show. O prêmio, neste caso, é de 250 mil dólares, e é dado ao concorrente obeso que perder a maior porcentagem de peso.

Nos dois realities a mensagem é simples: os participantes perdem muito peso, e rapidamente, pois fazem reeducação alimentar e muita atividade física. Mas até que ponto é saudável perder tantos quilos em tão pouco tempo? Nosso corpo realmente consegue ser reeducado em um curto espaço de tempo como esse? E as questões psicológicas que levam as pessoas a engordarem, algumas vindas desde a infância? Elas conseguem ser resolvidas também, tão rapidamente? Enquanto estão no programa, os participantes possuem todo um apoio profissional. Depois, como eles lidam com a realidade?

Se eu sou contra emagrecer? Nunca! Jamais! Gente, eu sou gorda, já fiz milhares de dietas, inclusive muitas dessas citadas acima. Sou a prova viva de que elas só dão resultado em um curto espaço de tempo. Por isso sou contra essas dietas malucas, essa enganação escancarada que promete milagres e que, no fim, detona com a saúde das pessoas. Emagrecer não é fácil, mas a manutenção é mais difícil ainda. Por isso também está cheio de ex-gordo doente por aí.

Sou a favor do desenvolvimento do amor próprio em primeiro lugar. De se gostar de dentro pra fora. Porque se você quer realmente cuidar da sua saúde, mude seus hábitos alimentares e movimente-se. Faça o que é possível dentro do seu limite e com acompanhamento profissional sério. Pare de ficar seguindo as dicas da sarada do Instagram. Ela é uma pessoa e você é outra. E, provavelmente, seus corpos são diferentes, assim como o metabolismo de cada uma. Além do mais, ela nem profissional da área é.

E tenha em mente que emagrecer é bom, mas não vai solucionar todos os seus problemas. Portanto, antes de colocar a culpa de todas as suas tristezas no seu corpo, e começar a odiá-lo por isso, respire fundo e procure entendê-lo. Será que ele quer mesmo ficar tão magro quanto você deseja, ou quer apenas que você o ame e o exercite um pouco mais? Você já parou para ouvir o que ele realmente quer, ou só dá ouvidos para o que os outros dizem que você deve querer? Será que não está sendo rígida demais consigo mesmo? Pense nisso!

CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA E CONHEÇA CADA UM DOS GANHADORES DESSES REALITIES SHOWS!

* Keka Demétrio é uma gorda muito bem resolvida que acredita que a felicidade não se mede com fita métrica -www.facebook.com/KekaDemetrio

LEIA OUTRAS COLUNAS DA AUTORA:

O que a personagem Perséfone nos ensinou?

Mango lança coleção plus size com manequim 40

A diversidade feminina de Marion Caruso

Modelos negras que arrasam no mercado plus size

Plus size tiram a roupa e fotografam para calendário 2014

Feliz transformação!

Modelos de roupas brancas plus size para colorir o seu Réveillon

Moda plus size para usar nas festas de fim de ano

Moda plus size: 44 looks para arrasar no verão

Moda plus size para Natal com calor acima de 30 graus

Moda praia para mulheres plus size

As candidatas ao Miss Plus Size Carioca 2013

O mundo é uma vitrine de corpos

O tamanho das modelos plus size e o tititi nas redes sociais

O espelho e nossas verdades

Roupa fitness para mulheres plus size

A liberdade de ser o que se é!

Já curtiu a FANPAGE da Ana Paula Padrão no Facebook? Clique AQUI

*Tempo de Mulher: Facebook / Twitter

Publicidade
3Comentários
11/fev/2014 14:46
avatar
Keka, linda...esse tema é bem extenso, e por vezes me causa revolta com médicos e nutricionistas, que mais parecem terem comprado o diploma do que terem estudado, pesquisado e se formado na área, pois tratam obesos como "marginais, preguiçosos e vagabundos".
No filme "Garotas Formosas" a parte que mais me marcou foi quando o Médico ( bonitão e apaixonado por gordinhas) diz à personagem principal que ela JAMAIS iria usar 36. Ela ficou boba ao ouvir isso dele, afinal, ela  passou a vida inteira tentando chegar lá tomando remédios, fazendo dietas e todas as loucuras mais,  e lá vem um doutorzinho gostosão, falar que jamais ela usaria 36? E ele explicou: "A sua estrutura física jamais permitirá isso. Você é grande, tem ossos largos e não existe dieta no mundo que vai fazer com que você chegue até esse manequim."

Como você disse, emagrecer é a mina inesgotável de lucro para o capitalismo, que te vende a comida calórica e depois o corpo perfeito. Muitas de nós, eu principalmente, jamais vou poder usar 36. Tenho amigas macérrimas que não usam, como vou querer essa utopia? Eu aprendi a ser feliz independente do meu peso ou de qualquer condição que me é imposta para tal. Quero emagrecer  sim, mas não por saúde, coisa e tal, mas por vaidade mesmo, (adoro me vestir bem, e roupas do meu tamanho são caras demais, além de terem péssimo caimento) mas tenho feito isso lentamente, com reeducação alimentar e dança, breve quero voltar a pedalar livre de preconceitos ou de tabus. Sei que posso emagrecer 50 kg que ainda vou ser gorda, mas vou continuar sendo linda. Manequim 46 eu te amo, seu lindo, me espere que estou chegando!!=D
28/abr/2014 12:05
avatar
Então fiz uma aposta que vou perder em 2 meses 30kios. kkkkk. Depois parei e pensei nossa como sou louca. Mas estou ainda na aposta. No final venho aqui e conto o qu eu fiz. TAYNA BELA. ESPIRITO SANTO
11/fev/2014 13:29
avatar
A quem possa interessar:
Emagreci 22 kg em 35 dias  fui de 75,2  para 53,0 após fazer esse ritual de canalização de desejo
e agora mantenho meu peso com a facilidade sem oscilações e comendo de tudo que desejo.

Numa quarta feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder.
Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão recuperados depois.
À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz.
Complete novamente o copo com água.
*Na quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
 *Na sexta-feira pela manhã, em jejum, beba a água com todos os grãos de arroz.
1: Conserve o mesmo copo durante o processo.
 2: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder. Por exemplo: se você quiser perder 7 quilos (kilos), faça 7 cópias.
 3: Comece a simpatia numa quarta feira, após distribuir as cópias (pode ser publicações em sites).
 4: Publique na mesma semana.
Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Motos ganham papéis de protagonistas(©Rex Features)
Motos ganham papéis de protagonistas

Você já viu?

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Nudez roubada

    Hackers divulgam fotos íntimas de celebridades internacionais na rede

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

Shopping

  • Kallan Calçados

    Sandália Feminina Tachas Anitta cod... - à vista R$29,99

  • The Beauty Box

    Pincel Achatado Longo Sombra E5 Pro... - à vista R$19,90

  • Novo Mundo

    Samsung WD856UHSAWQ 8,5 Kg - 12 x R$166,58

  • Magazine Luiza

    Tablet CCE TR91 Wi-Fi 4 GB - à vista R$351,12

  • Mobly

    Porto Brasil Bergamo 20 Peças - 7 x R$55,74