Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Madson Moraes, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Asma: 7 dúvidas esclarecidas sobre a doença

No Dia Nacional de Combate à Asma, entenda essa doença que acomete 10% da população brasileira. O importante é que o diagnóstico seja feito ainda na infância.


Asma: 7 dúvidas esclarecidas sobre a doença / Foto: Think Stock

Asma: 7 dúvidas esclarecidas sobre a doença / Foto: Think Stock

Por REDAÇÃO

O inverno começa oficialmente em 21 de junho e, junto a ele doenças respiratórias como gripes, resfriados, rinite, sinusite, pneumonias podem aparecer. Uma doença que nem sempre tem o seu diagnóstico correto é a asma. Você tem chiado no peito, tosse seca e constante, cansaço e principalmente falta de ar? Saiba que esses são fortes indícios de uma crise respiratória provocada pela doença. E para alertar a população sobre seus sintomas e causas, instituiu-se o Dia Nacional de Combate à Asma.

Dados do Ministério da Saúde apontam que aproximadamente 10% da população brasileira é asmática e que ocorrem cerca de 400 mil internações por causa da doença, que é hereditária e não tem cura. Já pelo mundo, a Organização Mundial da Saúde, cerca de 100 a 150 milhões de pessoas sofrem de asma em todo o mundo.

Um grande entrave para o tratamento da asma é a dificuldade no reconhecimento da gravidade da doença e a necessidade de manter tratamento contínuo nos períodos assintomáticos. Há tratamentos que permitem seu controle e, com a devida medicação, é possível pode viver normalmente como se não fosse portador do problema. O importante é que o diagnóstico seja feito ainda na infância.

TIRE AQUI SUAS DÚVIDAS SOBRE A ASMA

Para a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), o diagnóstico precoce ajuda no controle da doença que é genética. Diversos fatores do ambiente poderão influenciar e piorar a asma, chamados de agravadores ou de desencadeantes da doença.

O que a asma faz é causar o inchaço e o estreitamento das vias aéreas dos pulmões ocasionando dificuldade respiratória, falta de ar, chiado, tosse e aquela sensação de aperto no peito. Entre os remédios mais usados nas crises estão os bronco dilatadores (utilizados por meio de nebulização), o aerossol dosimetrado (a famosa “bombinha”) ou inaladores de pó seco.

Mudar seu estilo de vida e ser saudável é importante para o controle da asma. Para isso, procure ter uma alimentação natural, balanceada, ingerindo líquidos como água ou sucos de preferência fora de refeições. Evite também refrigerantes ou bebidas gasosas em excesso.

CURTA NOSSO FACEBOOK

SIGA NOSSO TWITTER

0Comentários

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

Você já viu?

  • Eleições 2014

    Candidato mais rico de todos declarou ter meio bilhão; conheça os mais endinheirados das urnas

  • Vilã vira meme

    É a vez de Cora! Vilã da nova novela das 21h, 'Império', vira sucesso nas redes sociais; veja

  • Virou piada!

    Dunga mal voltou para a seleção brasileira e já é alvo de piadas nas redes sociais; veja as melhores

  • Sexo

    Ginástica íntima ajuda no sexo depois do parto; corpo muda e posições reduzem o desconforto

  • Carros

    Salões de automóveis trazem carros do futuro; veja novidades que logo devem surgir nas ruas

Shopping