Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Madson Moraes, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Relacionamento aberto: você é contra ou a favor?

Algumas regras precisam ser estabelecidas pelo casal para dar certo. Psicanalista explica os prós e contras!


Relacionamento aberto: você é contra ou a favor? / Think Stock

Relacionamento aberto: você é contra ou a favor? / Think Stock

Por MADSON MORAES

O mais novo solteirão da praça é o quase cinquentão Zezé di Camargo. O cantor anunciou recentemente sua separação da esposa Zilu, que mora em Miami. Nos últimos meses, o casamento havia sido alvo de boatos e até fotos do sertanejo ao lado de uma loira caíram na rede, mas ele negou qualquer tipo de envolvimento. Até que, em uma entrevista, o cantor deu a seguinte declaração: "Não existe homem fiel, existe homem em momento fiel", afirmou.

Após isso, foi a vez de Zilu declarar à revista "Caras" que o casal vivia um "relacionamento aberto". Ao ser questionado sobre a declaração da esposa, Zezé afirmou que a esperava chegar para explicar isso. Na entrevista ao Fantástico que foi ao ar no último domingo (12), o cantor abriu o jogo e assumiu a separação. Além disso, afirmou que ambos já não viviam mais como marido e mulher há dois anos.

Se ambos tinham ou não um casamento aberto, é outra questão. O que acontece é que viver uma relação mais aberta e sem tantos laços fixados tem sido uma alternativa para casais. Mas como funciona exatamente um relacionamento aberto? "Nele, o casal decide que ambos estão dispostos a outras situações sexuais, a monogamia não existe e sempre existirá regras que o casal irá estabelecer", explica a psicanalista Taty Ades, autora dos livros "Hades – Homens que Amam Demais" e "Escravas de Eros – Como erguer sua autoestima e se libertar de homens complicados", ambos publicados pela Editora Isis.

Não se envolver emocionalmente com outra pessoa, não guardar número de telefone ou ver a pessoa por mais de uma vez são algumas regras preestabelecidas pelo casal. Geralmente, explica a psicanalista, nesse tipo de relação é estabelecido que o sexo é permitido, mas não o envolvimento afetivo e emocional. Dessa forma, cada casal irá estabelecer as suas próprias regras dentro de seus limites em comum.

VEJA AQUI OS PRÓS E CONTRAS DE UM RELACIONAMENTO ABERTO

O preconceito com essa modalidade de se relacionar afetiva e amorosamente, explica Taty, acontece porque a sociedade não consegue consentir algo que saia do tradicional. Afinal de contas, o que é melhor: ter uma relação monogâmica e trair o parceiro ou ter uma relação aberta e o outro estar ciente dos nossos atos? "É muito importante que se questione a hipocrisia social diante do que é dito e feito, pois muitas pessoas criticam esses relacionamentos e são estas que mais pulam a cerca nas relações monogâmicas", explica a psicanalista.

Poligamia X relacionamento aberto

Uma vez que não há envolvimento amoroso, o relacionamento aberto difere em que da poligamia? Taty explica que, na poligamia, o afeto não está sendo colocado em questão porque é natural que ele exista com diversas pessoas. É possível encontrar casais polígamos que se unem com diversas outras pessoas e constituem uma espécie de vínculo afetivo e sexual com todas elas. "A poligamia acontece muito em regiões onde o cultural difere da nossa e o homem pode ter várias esposas. Um exemplo disso são os árabes que podem ter quantas esposas puderem pagar e sustentar", observa a psicanalista.

Dessa maneira, o que difere a poligamia para a relação aberta é que, no segundo caso, a mulher tem o direito também a ter outros contatos fora do relacionamento estável e há um "contrato" onde o casal estipulará normas que vão de encontro com o que ambos querem. Essas regras, continua Taty, são feitas para que o casal estabeleça o que poderá acontecer ou não e também para que não exista a sensação de traição.

"Muitas pessoas estão aderindo a esse tipo de relação justamente pelo medo da traição. Quando se fica estipulado o que pode ou não ser feito dentro dessa liberdade e ninguém viola esse 'acordo', não existirá a traição, mas mesmo assim poderá acontecer de uma das partes se sentir traída e raivosa. Não podemos nos esquecer que estamos lidando com emoções. No geral, as regras não são capazes de controlar sentimentos, medos e angústias", garante Taty.

Para o casamento aberto vale a mesma coisa. A psicanalista ressalta que o casamento aberto é "tornar legalmente aceita" essa procura de outros parceiros. Segundo ela, também não há regras definidas e elas dependem do acordo estabelecido. "Por exemplo: deve um parceiro contar ao outro quando se relacionou com alguém? É aberto para os dois parceiros? Enfim, cada contrato entre parceiros de casamento aberto tem suas características próprias que definem até onde se pode ir sem pisar na bola", acrescenta.

QUER GANHAR UM COMPUTADOR? VEJA AQUI COMO PARTICIPAR DA PROMOÇÃO!

Já curtiu a fan page da Ana Paula Padrão no Facebook? Clique AQUI

*Tempo de Mulher: Facebook / Twitter

370Comentários
15/ago/2012 14:41
avatar
Sinceramente, a única hipocrisia que vejo, é essa "Taty" dizer que o relacionamento tradicional é um tabu... Fala sério, se a sociedade pensar assim, estarão decretando o fim da família e as pessoas terão que viver "a vida louca" e vivermos numa sociedade de "cães e **** vira-latas sem donos" onde o laço afetivo não existe e procriando ao "Deus dára..." Não sou moralista, mas defender esse tipo de relacionamento é propagar o aumento de doenças venérias e o fim de uma sociedade orgânica, onde homens e mulheres tem o prazer e alegria de curtir os frutos de um relacionamento sério, vendo o sorriso estampado na face de seus filhos e dando alegria aos avós que viram a obra que durante anos eles cultivaram para ter um mundo melhor. Se você se propõe a ser melhor a cada dia, vai ver que tem forças para cultivar e ter um relacionamento sério a dois de forma a dar asas para seu vôo e não ancôra que te deixa prezo no fundo do mar. Fica a dica.
15/ago/2012 10:19
avatar

Gente!!! Onde esse mundo vai parar?

As pessoas hoje em dia não estão

mais valorizando uma relação sadia e amorosa!

Discordo totalmente do que eu acabei de ler,

inclusive fiquei pasma com a notícia.

Se for para ter relação com outras pessoas é melhor

ficar solteiro(a) pelo menos não ter o sentimento de culpa ou sei

lá que tais pessoas sentem quando incentivam uma ação como esta.

Dizer que não sente nada quando o parceiro ou a parceira diz que

ficou com outra pessoa é mentira!

O ser humano é feito de emoções e sentimentos, não é possível que

alguém consiga estar com outra pessoa sabendo de tudo que viveu com

o parceiro. Para mim isso é traição, não imagino sendo outra coisa, PONTO.

15/ago/2012 10:31
avatar
Depois querem controlar as consequências: jovens envolvidos com o crime, assaltos, pessoas doentes, suicídios, depressões, etc. É tudo uma farsa! A mídia tem estimulado a extinção da união familiar, para que haja mais desastres para noticiarem nos seus jornais! Se cuidem pessoal, seja mais crítico, porque se continuarmos acreditando em tudo o que a mídia aprova acabaremos nos tornando, simplesmente  "macacos de imitação".
15/ago/2012 09:43
avatar
Para quem acredita na Bíblia como a Palavra de Deus para o ser humano, Jesus Cristo diz na sua palavra que: Cada homem tenha uma só mulher e cada mulher tenha um só marido e qualquer relacionamento fora do casamento é considerado por Deus como adultério portanto (pecado). Diz ainda que nenhum adúltero entrará no reino do Céus! . Fico triste pela inversão de valores que estamos vivendo hoje e as consequências estão aí, diante dos olhos de todos. Filhos mal constituidos, sem pai e sem mãe, sem princípios eternos para reger as suas vidas. Sem conhecimento de Deus e agindo contrário as leis morais e espirituais que existem para por limites à conduta humana, tornar o homem melhor para si e para o próximo e acima de tudo nos aproximar mais do Todo Poderoso Deus. Que Deus tenha misericórdia!
15/ago/2012 07:32
avatar
Palhaçada isso ,é traição do mesmo jeito ,só que os dois cornos estão sabendo!!!!
15/ago/2012 14:45
avatar
quem consegue provar que em uma relaçao ABERTA nao existe mentiras e nem traiçoes? na minha concepçao isso serve de desculpa pra tudo virar bordel... se vc quer ter varios parceiros porque nao fica solteiro??? Assim nao corre o risco de sofrer e fazer alguem sofrer.
avatar
Boa tarde pessoal. Recentemente cometi muitos erros com a minha namorada. Ela me ajudava muito e eu não dava valor a isso. Me achava o "tal" traindo e mentindo . Ela me deu uma chance para continuarmos o relacionamento. Hoje, depois de muitos erros, enxergo a vida de outra maneira e não indico de jeito nenhum a traição pra ninguém. Não é certo, é um momento vazio. Eu mentia muito e isso não alimenta ninguém. Contudo hoje a vida tem outro sentido pra mim e relacionamento aberto pra mim é trocar gentilezas, ser ombro amigo, ajudar no que for preciso. Volto a falar: não indico a traição pra ninguém. Estou muito feliz com a minha nova vida. A quero por toda a vida. Abraço a todos.
15/ago/2012 15:40
avatar
Deus fez uma mulher só para Adão.Relacionamento aberto é a prostituiçao liberada para ambos os sexos.Sem controle de respeito,responsabiliadade.Resumindo a extinção do casamento correto qu eDeus deixou.Horra tua esposa.A esposa edifica sua casa.
15/ago/2012 17:07
avatar
relacionamento aberto no meu ponto de vista é coisa de quem não sabe o que quer da vida. é uma baita de uma sacanagem. é tipico de quem ja não tem sentimento pela pessoa e usa essa modalidade como uma opção comoda. falta de respeito. falta de amor ao proximo e a si mesmo. e se um passa doença pro outro? será q da pra confiar q ambos tomarão os devidos cuidados, já q não há respeito num relacionamento desses? pra mim isso é uma ****. reprovo.!!!
15/ago/2012 01:48
avatar
ONDE ESTÃO OS VALORES FAMILIARES? EHHH SENHOR JESUS CRISTO ESTÁ NA HORA MESMO DO SENHOR VOLTAR! E ANTES QUE ME PERGUNTEM , NÃO SOU FANÁTICO RELIGIOSO , MAS FUI CRIADO EM UM LAR CRISTÃO ,ONDE POLIGAMIA NÃO EXISTE , NUNCA EXISTIU E NUNCA EXISTIRÁ EM UMA VERDADEIRA FAMÍLIA CRISTÃ É ASSIM!!! POR ISSO QUE O MUNDO ESTÁ ONDE ESTÁ , QUANDO UM FILHO PERGUNTA PRA MÃE CADÊ O MEU PAI OU PERGUNTA PARA O PAI CADÊ A MINHA MÃE ISSO ME CORTA O CORAÇÃO!


PENSEM COM CARINHO SERES HUMANOS!!!!    
Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

Você já viu?

  • Crime em MG

    Corpo de criança de dois anos é achado dentro de um sofá, e mãe confessa ter cometido o crime

  • Bruna arrasa em Ibiza

    De férias com Neymar, atriz aproveitou o sol a bordo de iate e mostrou corpão de biquíni; fotos

  • MSN Fotos

    Escola de treinamento chinesa tem rotina cruel; curso que inclui até tortura custa R$ 190 mil

  • Moda

    Modelo plus size posa pela primeira vez para o badalado calendário Pirelli; veja o ensaio aqui

  • Sexo

    Veja as melhores dicas para sensualizar sem medo e criar um jogo de prazer com seu parceiro

Shopping

  • PASSARELA CALÇADOS

    Bota Montaria Mooncity 74401 - Cafe - 5 x R$19,99

  • Natue

    Gloss Mineral Argila Nude - Bioart ... - à vista R$38,00

  • PontoFrio.com

    Suggar Lavamax 10 Kg - 12 x R$28,49

  • Dell SNP

    Tablet Dell Venue 8 3G 32 GB - 10 x R$99,90

  • SÉPHA

    Chapa Tany Spice Posh - 11 x R$7,18