Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Vanessa Andrade, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Proteja a pele de seu filho nesse verão

A estação mais quente do ano favorece o surgimento de irritações na pele, principalmente das crianças. Fique de olho!


A pele das crianças é mais sensível que a dos adultos. Fique de olho!

A pele das crianças é mais sensível que a dos adultos. Fique de olho!

As férias são momentos de lazer, diversão e muitos momentos ao ar livre com as crianças. Esses pequenos não sabem se prevenir das agressões do sol, então as mamães, titias e avós de plantão devem ficar atentas.

A exposição ao calor e a prevenção inadequada são apontados como os principais fatores que colaboram com o surgimento de irritações. A pele das crianças é mais sensível que a dos adultos porque na infância ainda não apresenta proteções específicas como a produção de óleo e suficiente pigmentação. Além disso, as glândulas sudoríparas não estão totalmente desenvolvidas e a pele é genuinamente mais fina.

"Ao longo do tempo a pele vai ficando mais firme e mais grossa, características que indiretamente a protegem contra os fatores que possam agredi-la. Mas, até lá, todo cuidado é pouco quando se trata de uma criança, sendo necessário bom senso dos pais na hora de levarem seus filhos à praia, por exemplo", explica o médico dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Prevenção e cuidados:

Assaduras: Elas são consequência da irritação da pele devido a urina na região de fraldas. O abafamento, calor e dobras agravam ainda mais o problema. Os pais devem se atentar, sobretudo, em relação à higiene da criança, evitando que a criança fique molhada por muito tempo. O uso de fraldas de qualidade, que absorvam e controlem o fluxo da urina, também se faz necessário. Caso perceba qualquer alteração como: pele avermelhada, surgimento de pústulas (um tipo de espinha) ou feridinhas, procurar imediatamente um especialista.

Brotoejas: Elas surgem geralmente em áreas onde o suor é mais intenso, como pescoço e axilas. Por não ter as glândulas amadurecidas, a pele acaba se irritando. A prevenção é evitar expor a criança ao calor. Para combater as existentes, basta molhar as áreas com água fria e passar amido de milho para acalmar a pele. Importante sempre manter a pele descoberta.

Irritação da areia: A areia por si só já incomoda a criança. Podem surgir "bolinhas", como se fossem cabeças de alfinete. Para tratar, basta não expor a criança novamente às areias da praia.

1Comentário
20/abr/2012 11:11
avatar
Não apenas os pequenos, mas todos, de um modo em geral, deveriam tomar um pouco mais de cuidado com a pele. A radiação solar não escolhe idade, e pode causar problemas a qualquer pessoa... Em casos assim, o melhor é a prevenção, sempre evitando o sol nos horários críticos (das dez da manhã até três da tarde), e nunca se esquecendo dos bonés e protetores solar (apesar que isso só não basta, mas já é um bom começo!)


Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Motos ganham papéis de protagonistas(©Rex Features)
Motos ganham papéis de protagonistas

Você já viu?

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quente

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

Shopping