Tempo de MulherTempo de MulherCadastre-se
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Madson Moraes, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Ele é mais novo, será que vai dar certo?

Confira algumas dicas básicas para você minimizar a insegurança numa relação com um cara mais jovem do que você.


Confira 10 regrinhas básicas recomendas pela terapeuta para você minimizar a insegurança.

Confira 10 regrinhas básicas recomendas pela terapeuta para você minimizar a insegurança.

A diferença de idade assusta, principalmente, as mulheres. Mais ainda se ele for bem, bem mais novo. "No imaginário da população, em geral, é como se um homem não pudesse amar uma mulher mais velha, mas muitos rapazes valorizam a maturidade e a experiência dessa mulher. Cabe a ela também se valorizar", diz a psicanalista e terapeuta de casais Priscila de Faria Gaspar. Então, nada de medo!

Confira 10 regrinhas básicas recomendas pela terapeuta para você minimizar a insegurança e fisgar aquele que pode ser o "homem dos seus sonhos".

Insegurança

A insegurança, boa parte das vezes, vai ter como referência a questão do corpo. No imaginário da mulher, se ela não se sentir bonita o suficiente para "competir" com as mais novas, terá bastante insegurança. Portanto, é necessário se lembrar de que uma relação não se sustenta apenas na beleza física. "Muitos rapazes valorizam a maturidade e a experiência da mulher mais velha, cabendo à mulher também se valorizar", afirma a terapeuta. Se o rapaz tiver atitudes maduras e demonstrar o quanto a valoriza é mais fácil.

Diferença de gostos

Geralmente, a diferença de gostos é mais prejudicial. Por quê? Essa diferença dificulta a decisão para tudo aquilo que for compartilhado, desde um programa até o estilo de decoração da casa, por exemplo. "Muitas vezes, mais que a diferença de idade numericamente falando, pesa estar em diferentes fases da vida com preocupações e objetivos diferentes exigindo, portanto, mais compreensão do que entre casais que estão na mesma fase da vida", afirma a psicanalista.

Preconceito

O preconceito com mulheres que namoram caras mais novos ainda é grande. Mulheres famosas que se relacionam com homens mais novos servem de exemplo à população colocando uma alternativa aos modelos tradicionalmente aceitos pela sociedade. Dessa forma, contribuem para diminuir o preconceito que ainda existe. "No imaginário da população, em geral, é como se um homem não pudesse amar uma mulher mais velha. Disso se conclui erroneamente que, se está com ela, é porque tem algum outro interesse principalmente se ela tem dinheiro", observa.

Atributos físicos

Ainda está muito arraigada em nossa sociedade a ideia de que a mulher só tem valor enquanto é jovem e bonita, em detrimento de tantas outras qualidades que ela possa ter e acumular com o passar dos anos. Esse modelo arcaico pressupõe que o homem seja o provedor, enquanto à mulher cabe o lugar de objeto sexual e reprodutora.

Nada de competição!

Não queira competir com garotas mais novas. É normalíssimo sentir ciúmes das garotas da idade dele, mas imponha-se quando necessário na relação. Lembre-se que, se ele quisesse, estaria com alguém da idade dele. Não se esqueça de que cada pessoa tem seu espaço. Portanto, mostre segurança ao domar ele sutilmente. Autoconfiança guarda um poder incrível de atração.

Comunicação a dois afiadíssima

"A comunicação, para ser mais afinada entre os dois, depende da maturidade de cada um, dos valores, crenças e objetivos de vida. O nível cultural também é importante para que a comunicação seja eficiente e a relação gratificante", assegura a psicanalista. Um casal que não senta e conversa, procurando saber o que está errado, acaba caindo num caldeirão de dúvidas e incertezas. Uma relação é um questionário escolar cheio de alternativas, por isso, é preciso conversar para escolher a melhor alternativa juntos.

Saber ceder

Ele é um garotão que gosta da noite. Ela gosta de outros passeios. Com chegar a um consenso? Depende do que se entende por "noite". Uma vez comprometido, lógico que não será aceitável frequentar locais típicos de paquera! Como em qualquer casal, é necessária a negociação, saber ceder, cada qual um pouco, para que nenhum dos dois seja subjugado ou se anule em nome do relacionamento. "Quando isso acontece, acumulam-se mágoas e rancores e uma hora a pessoa se cansa de ceder destruindo o vínculo afetivo", garante a terapeuta.

Juventude e experiência

Procure aliar sua experiência com a juventude dele. A insegurança, presente numa relação a dois, aumenta consideravelmente por conta da idade dele. 'Afinal de contas, ele é mais jovem e logo vai se cansar de mim'. Faça-o entender que, apesar da diferença de idade, o respeito, a sinceridade e a cumplicidade são fundamentais em qualquer relação. Pela pouca idade, ele virá para a relação de peito aberto e sem medo de riscos uma vez que o conjunto de desilusões amorosas é bem menor.

Amadurecimento

Toda pessoa tem um caminho natural para amadurecer. Não adianta cobrar atitudes dele que apenas o tempo pode trazer. Sente e converse sempre que necessário, claro, sem esquecer-se dos elementos como respeito e sinceridade. Compreensão não significa passar a mão na cabeça e perdoá-lo se ele fizer alguma bobagem enorme.

1Comentário
13/fev/2012 16:34
avatar

- tenho 26 anos, sou de Salvador Bahia , Mais moro em Cabo Frio Rj, solteiro...... tenho um filho de 5 meses,e a mãe dele tem 33 anos.  Ja namorei uma mulher de 58, e a maioria dos meus relacionamentos passados,foram com mulheres.... como eu diria...... mais experientes,com idades mais avançadas que eu, a maioria entre 33 e 42, e meu único interesse nesse meu gosto é a experiencia,pois alem de adiquirir muita sabedoria,e mais respeito, descobrir que podemos aprender cada dia mais,e acima de tudo aprendi a respeitar mais e mais o ser-humano (em especial as mulheres).   deixo aqui minha opinião: A idade não interfere em nada!. O que venha a estragar um relacionamento com idades e experiencias diferentes,além do ciume,e palavras de terceiros!!!  As pessoas veem como algum tipo de aproveitamente de uma das partes, ai então surgem os comentarios, a pessoa mais velha se sente insegura,e ai prefere nao dar continuidade ao relacionamento.                    Deixo aqui minha dica: Nunca estrague um relacionamento,ou qualquer tipo de sentimento em prol do que a outras pessoas acham,ou opinam sobre voçe,pois isso pode lhe custar mais  do que um relacionamento, estou a falar da amizade entre outros!!! Viva sua vida em prol de voçe e seu bem-estar..... uma ótima tarde a todos e um  ótimo carnaval....... att: doug.fanny.21 @hotmail.com

Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Esculturas de areia impressionam (©Getty Images)
Esculturas de areia impressionam

Você já viu?

  • Adeus a Campos

    Enterro de ex-governador do PE reúne políticos e multidão em Recife

  • Desafio do balde

    Celebridades do mundo todo entraram na brincadeira por boa ação

  • Uma escola diferente

    Ranking de atletas com melhores físicos traz Hulk e Cristiano Ronaldo

  • Esconde-esconde

    Cachorro Momo fica famoso no Instagram 'escondido' em fotos

  • Jogos

    Fãs exploram novos ângulos de The Last of Us em modo fotografia

Shopping