De Mãe para MãeDe Mãe para MãeOferecido por Lifebuoy
De Mãe pra MãeBlog da MarianaBlog da Ana

50 coisas para fazer com os filhos antes de eles completarem 12 anos

Nadar no rio, pular onda, fazer trilhas, soltar pipa, procurar bichinhos de jardim, pegar frutas do pé... A natureza pode ser o melhor parque de diversão para crianças pequenas

Por Mariana Della Barba 19/set/2013 02:41

Quem acompanha o blog há um tempinho sabe que eu AMO listas. Na verdade, acho que o mais correto é dizer que eu coleciono listas. Do que preciso fazer hoje ou amanhã, dos lugares que pretendo conhecer um dia, dos programas de fim de semana que eu quero fazer com os meus filhos.


E adorar listas, pelo menos no meu caso, não tem tanto a ver com ser ultraorganizada. Tem mais a ver com querer fazer coisas na vida, num determinado momento, nem que não seja amanhã ;)


Enfim, tudo para dizer que encontrei hoje a minha lista favorita do momento. E ela, claro, está ligada a coisas legais que pais e filhos podem fazer juntos. No caso, 50 atividades ao ar livre, aproveitando a natureza, reunidas pela National Trust, uma organização britânica que trabalha para preservar áreas verdes e/ou históricas.


São ideias que não poderiam ser mais apropriadas para o momento em que o Theo - que vai fazer 5 anos - vive. Ele está numa fase de explorador, de querer saber absolutamente tudo e, também, de observar as coisas ao seu redor, especialmente bichinhos.


Só um parênteses: Isso começou com um projeto incrível proposto pela escola, em que as crianças coletavam insetos (vivos) para povoar um viveiro. Dia após dia, eles foram levando formigas, borboletas, grilos e afins para morar em um grande caixa de acrílico dentro da sala de aula. Theo aprendeu e seu divertiu muito!


Voltando... Falei disso porque uma das atividades dessa lista é justamente procurar bichinhos de jardim.


O site é bacana porque, após um cadastro, você vai marcando os itens da lista à medida que vai fazendo as atividades. Eu, por exemplo, marquei que o Theo já subiu em árvores. E logo depois, assim como em um jogo online, ganhamos um prêmio e um desafio.


O prêmio foi poder mudar os acessórios do mascote que te conduz pelo site. Já o desafio achei muito mais interessante: a proposta de jogar com seus amigos um "concurso de folhas". A ideia, segundo eles explicam, e subir em cinco árvores e coletar uma folha de cada uma. Coladas em um papel, seus amigos vão observá-las e, por aí, tentar descobrir em quais árvores você esteve. Não é fofa a proposta?


Bem, quem quiser ver a lista inteira e se inspirar pode entrar no site (em inglês) '50 coisas para se fazer antes de completar 11 anos e 3/4', aqui www.50things.org.uk


Mas eu já fiz as minhas listinhas baseada na proposta do site. A primeira com as coisas que já fiz com meus filhos e a segunda, com as que quero fazer nos próximos meses.


Já fizemos:

  • Subir em árvores
  • Rolar morro abaixo 
  • Fazer bolo de areia 
  • Pular onda 
  • Pegar amoras do pé 
  • Seguir um siri na praia 
  • Visitar uma fazenda
  • Andar a cavalo
  • Plantar algo e depois comer (como foi só um pezinho de manjericão, acho que esse item precisa passar para a lista abaixo, não?)

Queremos fazer em breve:

  • Fazer uma trilha 
  • Pescar
  • Brincar na neve 
  • Brincar de jogar pedrinhas em um lago 
  • Nadar no rio (ou entrar em uma cachoeira)
  • Soltar pipa 
  • Sair à caça de fósseis (ainda que seja de brincadeira)
  • Bancar o explorador e, com uma mapa na mão, procurar um tesouro
  • Fazer escalada (em um lugar bem fácil, claro!)
  • Observar as estrelas

E você, que atividades ao ar livre já fez ou ainda quer fazer com seu filho?


Ps.: Encontrei esse site no Facebook do "Nosso Mapa do Tesouro", um projeto incrível sobre o qual o eu vou falar no próximo post ;)


12Comentários
20/set/2013 22:49
avatar
Uai Barbara, foi dado inúmeras ideias ai, ja que não da pra brincar na neve, faz o restante da lista, que são coisas que qualquer pessoa, com qualquer condição financeira pode fazer!!
dentre outras coisas vc pode também fazer...
brincar de pega pega,
esconde esconde, 
desenhar na parede de casa mesmo rsrs, 
jogar bola  em um campo, 
fazer tatuagens de caneta pelo corpo,
na hora do banho soltar a imaginação e fazer do chuveiro uma grande e divertida cachoeira, 
brincar de barrinho,
a noite apagar as luzes de casa e com uma lanterna desbravar com as crianças e descobrir coisas, clareando tudo com a lanterna !! 
abraço
21/set/2013 10:30
avatar
Tá aí,mais algumas idéias,...
*Andar de bicicleta,
*Fazer piquenique ( nem q seja na pracinha do bairro)rsrs,
*Guerrinha de água,
*Brincar de queimada,
*Corrida no saco,
*Cabo de guerra,
*O mestre mandou,...
Gente,tem muuuuita coisa que podemos fazer,sem gastar um tostão!!
O que vale mesmo,é fazer parte da infância delas!!

Bjim a todos!!    =D 

20/set/2013 22:03
avatar
GOSTEI MUITO DE ALGUMAS IDÉIAS. MAS, MARIANA, VC ESQUECEU DE ALGUNS ITENS PRIMORDIAIS:  ONDE A CRIANÇA PODE MORAR,  SE ELA TEM UMA BOA CONDIÇÃO FINANCEIRA, COMO BRINCAR NA  NEVE?

 FICARIA MUITO FELIZ SE VOCE ACHASSE IDÉIAS BARATAS E FÁCEIS, TÁ?

 QUEM TE ESCREVE É UMA AVÓ. 
 
   UM GRANDE ABRAÇO, FICO AGUARDANDO AS SUAS IDÉIAS.
 
MEU E-MAIL: babyolrj@hotmail.com.br 
MEU NOME: BARBARA ORTEGA LEITÃO                  RIO DE JANEIRO
23/set/2013 15:25
avatar
Muitooo boa essas dicas sempre faço isso com meu bebê nos finais de semana!
23/set/2013 15:25
avatar
Muitooo boa essas dicas sempre faço isso com meu bebê nos finais de semana!
23/set/2013 15:25
avatar
Muitooo boa essas dicas sempre faço isso com meu bebê nos finais de semana!
23/set/2013 15:25
avatar
Muitooo boa essas dicas sempre faço isso com meu bebê nos finais de semana!
23/set/2013 13:36
avatar
Muito legal amei as dicas , bjs meninas .
23/set/2013 13:35
avatar
Muito legal amei as dicas , bjs meninas .
Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?
sobre a autora
  • Ana KesslerAna Kessler

    Publicitária e escritora, foi coordenadora do núcleo de internet do Jornalismo da TV Globo/RJ, editora dos portais femininos Bolsa de Mulher e Tempo de Mulher e é diretora da ONI Content, empresa de projetos de conteúdo para a web. Gaúcha de Porto Alegre, morou em Londres, Nova York, Rio de Janeiro e, agora, São Paulo. É mãe da Ana Beatriz, a "Ana Bê", 9 anos, uma menina faceira, carioquinha de nascimento, porto-alegrense de alma e paulistana de coração. Juntas, entregam-se com muito amor ao exercício de serem mãe e filha.

  • Mariana Della BarbaMariana Della Barba

    Antes era só jornalista, dessas curiosas, que não sossega. Depois que o Theo (5 anos) e a Liz (2 anos) nasceram, “piorou”. Adora ir atrás de lugares legais para levar os filhos – tanto que lançou o livro São Paulo com Crianças. É viciada em ideias e novidades ligadas à maternidade e ao mundo infantil. Tudo isso é registrado no blog Mãe da Rua, que nasceu quando o Theo ainda estava na barriga.

+ blogs: de mãe pra mãe
Outros blogs

Ana Kessler

  • Geração de distraídosGeração de distraídos

    Começar e terminar uma tarefa é coisa do passado? Ouvir uma música até o final é sinal de resiliência? Foco é a palavra de ordem do momento: por mais ação e menos distração.

  • Sutiãs e saltos altos para crianças, oi?

    Artigos adultos para o público mirim estão à venda em sites e lojas. O que está por trás da "adultização" infantil?

Mariana della Barba

Mariana Della Barba

FooterSaiba maisLifebuoyLifebuoy
  • O MSN Brasil não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste blog, que são de inteira responsabilidade do autor. De Mãe pra Mãe com Mariana Della Barba é um blog do MSN Brasil.