De Mãe para MãeDe Mãe para MãeOferecido por Lifebuoy
De Mãe pra MãeBlog da MarianaBlog da Ana

Game dos Bebês - de que lado você está?

Um polêmico reality show com mães e filhos pequenos está sendo o assunto da semana entre as mães online. Um programa fofinho ou uma má ideia?

Por Mariana Della Barba 6/dez/2012 12:26
Seja em blogs ou no Facebook, as mães de bebês não falaram em outra coisa nesta semana: o Game dos Bebês, um reality show brasileiro exibido no programa da Ana Maria Braga, no estilo de Big Brother ou A Fazenda, só que os hóspedes da casa dessa vez são mães e seus filhos de 1 ano e pouco.

Pelo o que li de comentários na internet, alguma mães simplesmente adoraram a ideia do programa. Em um dia de votação para eliminar uma das mulheres, milhares de pessoas participaram.

Um dos principais argumentos das fãs do game é que os bebês são muito fofos. E são mesmo! Em um dos episódios, eles brincam de tinta e fazem aquela bagunça. Enquanto eles se divertiam com os pincéis e afins, dava para ver as dobrinhas gordinhas e pra rir com o andar engraçado de quem está aprendendo a caminhar.

Fora que o programa faz clipes de cenas do dia e usa a chamada "momento fofura". Quem vai discutir? Eu não, porque um bebê é mais fofinho que o outro.

E apesar de eu adorar reality show (tipo Supernanny, que já falei aqui) e de os bebês serem incríveis, eu entro no time das que torceram o nariz para o tal game.

Acho que manter sete mães e sete crianças tão pequenas em uma casa boa parte do dia não é algo do interesse dos bebês. Eu sei que as mães só estão participando porque querem ganhar os 100 mil reais no final e usá-los inclusive para melhorar a vida dos filhos.

Mas eu acho que com todas aquelas provas e as ameaças de ir para o paredão (que no programa chama "chiqueirinho") criam um clima de competição, que, consequentemente, gera estresse.

Acho que uma mãe de um filho tão pequeno já tem estresse o suficiente na vida dela. Há vários depoimentos das participantes dizendo sobre como ficaram nervosas com as provas ou com o risco de serem eliminadas.

E é claro que uma mãe assim reflete em como o filho está se sentindo. Fora que, na minha opinião, eles devem ficar mais tensos com tanta câmera o tempo todo e por estarem longe de casa, longe do pai ou dos familiares com quem ele está acostumado a conviver.

Por último, o que eu penso sobre o ponto que talvez esteja dando mais polêmica na blogosfera materna: o fato de o educador Marcelo Bueno ter dado dicas controversas sobre o desmame. De verdade, acho que ele tem muito a ensinar sobre educação infantil. O blog que ele tinha há pouco tempo trazia discussões muito interessantes.

Mas acho que amamentação não é uma especialidade dele. Entendo que as dicas tenham sido dadas para mães que, segundo ele, estão querendo desmamar e não conseguem. Nunca estive nessa situação, mas a opinião me pareceu um pouco radical. Ele disse que não dá para voltar atrás e que "Desmamar é ajudar o filho a crescer", e me pareceu que está generalizando um tema que é muito pessoal e varia para cada mãe e seu filho.

No geral, acho que se perdeu uma oportunidade incrível de se discutir, em rede nacional, assuntos interessantes sobre maternidade, mas de um jeito respeitoso às mães e aos bebês, sem ter de submetê-los a competições e estresse desnecessários.

E você, de que lado está nessa polêmica?
253Comentários
6/dez/2012 19:26
avatar
sempre tem alguem que discorda, enquanto muitos aplaudem entao quem nao gosta basta trocar de canal

6/dez/2012 21:03
avatar
Eu dicordo de voce, quando diz que gera estresse, pelo contrario, estao la passando umas ferias, cada uma com seu bebe, dando mais atençao um ao outro, coisa que em casa nao é assim, pois teem sempre outras responsabilidades, aquilo ali é acima de tudo uma brincadeira, e concorrendo uma graninha......as dicas que estao dando para as maes tbem sao boas, bebes fofos de se ver, da ate gosto, pra falar a verdade, as pessoas nunca estao felizes com nada, sempre teem que colocar defeito, porque nao olham com outros olhos, e deem mais valor ao que estao passando de bom, é isso aí, a vida é tao boa pra ficar so apontando defeito em tudo, pronto falei!!!
avatar
Achei super o programa, a vida é cheia de estresse em qq lugar, participar de um programa assim somente enriquecerá seja as mamães que os bebes. De outra parte existe sempre os invejosos, os reclamoes, os que procuram defeito em tudo. Quanto aos desmame tambem concordo, mesmo tendo amamentado por 18 meses meus filhos, acredito que tenha que ser radical, tirou tirou! Esta fraqueza das mães, das familias em geral, é o que tem gerado " SERES INSEGUROS" PRECISAMOS CONFIAR MAIS EM NOSSAS DECISÕES!!!

7/dez/2012 13:02
avatar
ACHO QUE  TEM TANTAS COISAS RUINS NA TELINHA, ESSE GAME É LINDO POIS A PUREZA DAS CRIANÇAS É ALGO SEM PALAVRAS...ACHO QUE QUEM ESTA CRITICANDO CERTAMENTE PREFERIRIA ASSISTIR  ESSES GAMES DE MULHERES NUAS.

6/dez/2012 19:54
avatar
Ah nada contra gostei do reality assim a gente aprende muitas dicas.....legaisssssssss
7/dez/2012 13:21
avatar
Ridículo os 'problemas' que encontraram para detonar o programa. 
As mães estão na maior mordomia naquela casa gigantesca e luxuosa ... e tem alguém dizendo que é um absurdo ficarem presas numa casa. Que isso ??? É forçar demais. Até uma praia com areia "limpa" eles montaram. Acho que nunca essas crianças tiveram tanta atenção das mamães, pois quem é mãe sabe o que é o dia a dia, pois mesmo que vc tenha empregada, babá, tem que administrar e nem isso elas precisam fazer.
Sobre amamentação distorceram o que o educador falou.
Queria eu ter meus filhos ainda pequenos para me inscrever num programa desses.
6/dez/2012 21:57
avatar
acho  o  programa  muito  legal  com  muita  criatividade,  o  problema  e  que  as  outras  emissoras  nao  aceita  uma  nova  ideia  de  outra  emissora,acham  que  outros nao  possam  ter  boas  ideias,  ha  e  tem  mais  queria  muito  estar  la  com  a  minha  pequena  de  2  anos  e  6  meses  que  adora  o  louro  jose.  parabens  a  direcao  do  programa  ana  maria  braga .


continua  assim  trazendo  novidades  para  nos.
7/dez/2012 11:34
avatar
Bom ao meu ver as pessoas entendem apenas o que elas querem entender, em nenhum momento ouvi o Educador falando que a amamentação é prejudicial depois que o bebe anda, ele apenas enfatizou que, se a amamentação perder seu enfoque ou seja, nutrir/alimentar seu bebe, seria hora de repensar o desmame para que a criança possa assimilar o ato de dormir de forma natural e que nao precise de um peito para isso, vejo que muitos nao sabem/souberam interpretar o que ele quis dizer, a amamentação deve servir como fim nutricional e nao como uma chupeta, ou um tranquilizador, ou referencia para dormir. A respeito do game , as mães ali sabem o que esta rolando, qdo viajamos tambem nao estamos dentro do nosso convivio rotineiro, e os bebes nao percebem que tem cameras porque sao bebes, e nao seremos hipocritas de dizer que nao participariamos pois quem nao iria a um game disputar um valor de 100 mil reais??
avatar
GENTE ISSO É INVEJA DA OPOSIÇÃO...TENHO CERTEZA Q ISSO VEIO DE OUTRA EMISSORA...SO PQ ELES NAO TIVERAM ESSA IDEIA ANTES...EU AMO O PROGRAMA E APRENDO MUITO... 
7/dez/2012 01:41
avatar
eu adorei o programa, bem queria entrar com a minha bebê, e ela poder se diverti e brincar com todos aqueles brinquedos ela ia adorar e ainda ter a possibilidade de ganhar 100 mil reais seria bom demais. parabéns ana maria braga os invejosos que morran de inveja kkkkkkkkkkk
6/dez/2012 19:18
avatar
Acho que a mãe que se submete-se a esse tipo de "coisa", é por necessidade, não por vaidade. E a patrocinadora, que é uma empresa que é uma potencia não só no Brasil, como no mundo deu a cara pra bater. É porque foi feito um estudo minucioso sobre o que poderia afetar a vida dos competidores e crianças.
Eles não são nem loucos de fazer algo impensado, para prejudicar o bem estar da mãe e das crianças.
Então olhando os dois lados cada um sai ganhando a sua forma. Ou você  crê que as crianças que foram eliminadas não serão alvos de propaganda e geração de renda para as familias. Engano seu se pensa assim.
Todo mundo sai ganhando meu bem.

7/dez/2012 13:18
avatar
Como muitos disseram nunca será possivel agradar a todos. O ser humano tem o habito de olhar so os defeitos, os problemas, as criticas... gente do ceu, olha a estrutura que foi montada para receber essas crianças junto com suas mães. Não desmerecendo nenhuma mas acredito que varias delas assim como eu não tem potencial financeiro para oferecer a metade daquilo tudo a um filho. As mães estão passando alguns dias em um lugar diferente com seus filhos, dia e noite com eles, tenho certeza absoluta que tem muita coisa ali que vai somar muito para elas como mães e para seus filhos. Pessoal vamos buscar ver mais coisas boas no mundo, vamos parar de ver tanta coisa ruim. Mas não... o povo gosta de ver é o Big Brother né.... onde só se vê **** e peitos saltitantes se vendendo a qualquer preço, um programa que na minha opinião não soma em nada na vida de ninguém... esse sim o POVO gosta... affff que mundo é esse que estamos vivendo :(
7/dez/2012 15:40
avatar

concordo com a Suellen Bertassi , assisto o programa e acho muito criativo,  as dicas são bem enriquecedoras para as mães, se meus fofos  fossem pequeninos adoraria está lá.

Acho que todos que estão lá só  tem a aprender.

 

Parabéns Ana Maria! 

avatar

O programa estava sem audiencia, so podia dar apelacao. Os bebes nao podem reclamar, e as maes, ganhando as custas das criancas. Depois reclamam das maes que levam seus bebes para pedir esmola.

 

Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?
sobre a autora
  • Ana KesslerAna Kessler

    Publicitária e escritora, foi coordenadora do núcleo de internet do Jornalismo da TV Globo/RJ, editora dos portais femininos Bolsa de Mulher e Tempo de Mulher e é diretora da ONI Content, empresa de projetos de conteúdo para a web. Gaúcha de Porto Alegre, morou em Londres, Nova York, Rio de Janeiro e, agora, São Paulo. É mãe da Ana Beatriz, a "Ana Bê", 9 anos, uma menina faceira, carioquinha de nascimento, porto-alegrense de alma e paulistana de coração. Juntas, entregam-se com muito amor ao exercício de serem mãe e filha.

  • Mariana Della BarbaMariana Della Barba

    Antes era só jornalista, dessas curiosas, que não sossega. Depois que o Theo (5 anos) e a Liz (2 anos) nasceram, “piorou”. Adora ir atrás de lugares legais para levar os filhos – tanto que lançou o livro São Paulo com Crianças. É viciada em ideias e novidades ligadas à maternidade e ao mundo infantil. Tudo isso é registrado no blog Mãe da Rua, que nasceu quando o Theo ainda estava na barriga.

+ blogs: de mãe pra mãe
Outros blogs

Ana Kessler

Mariana della Barba

Mariana Della Barba

Foto: Caters
Lava atinge o mar após erupções
FooterSaiba maisLifebuoyLifebuoy
  • O MSN Brasil não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste blog, que são de inteira responsabilidade do autor. De Mãe pra Mãe com Mariana Della Barba é um blog do MSN Brasil.