De Mãe para MãeDe Mãe para MãeOferecido por Lifebuoy
Conselhos de MãeBlog da MarianaBlog da Ana

Oração de aniversário

O aniversário de um filho faz a gente olhar pra trás e pra frente. Enxergar dentro e fora. Tornar-se uma pessoa melhor. Qual a sua oração para o seu filho?

Por Ana Kessler 22/mar/2013 11:18

Ana Bia completou 8 anos neste 21 de março. O-i-t-o. Nem acredito. Não sou do tipo que olha pra trás e diz “ah, parece que foi ontem que ela nasceu”. Não parece. Pra mim, está mais para uma eternidade. Talvez porque eu a crie sozinha e cada dia tem 24 horas e cada hora tem 60 minutos e cada minuto, 60 segundos. Todos cronometrados com mil tarefas a cumprir. Desde sempre. Até para respirar, às vezes, eu tenho que anotar na agenda para me lembrar.

 

Talvez, porém, a sensação de que faz um século que me tornei mãe seja porque o tempo vivido junto à Bia tenha sido aproveitado com muita intensidade. O tempo de duas vidas.

 

Houve o Rio de Janeiro e a Quinta da Boa Vista com gargalhadas e o Zôo. As pedaladas até a escola, a água de coco no Parque dos Patins da Lagoa, o biscoito O Globo na praia. Os cafés da manhã no Forte de Copacabana, os piqueniques e micos do Parque Lage. E houve Porto Alegre e a roda-gigante do Parque Farroupilha, o Brique da Redenção, a tirolesa do Parcão. O aconchego da família. E houve a Euro Disney e as pontes de Paris. E há São Paulo e o sentimento de plenitude. Tantas lembranças boas, sempre eu e a Bia. Oito anos de parceria.

 

Há uma coisa estranha entre mães e filhos, um cordão umbilical imaginário, sensitivo. Se o seu filho chora é você que se afoga em lágrimas. Se ele ri há dois nasceres do sol dentro do seu peito. As dores são somadas, as alegrias multiplicadas. Um momento nunca é apenas um momento. É o que você sente e o que ele sente. Ser mãe é viver em simbiose duplamente.

 

Na amamentação, você é fome e alimento. Nos primeiros passos, suporte e torcida. As primeiras palavras soam como milagres, notas de fé de que tudo é possível: se uma coisica desse tamanho consegue falar, não duvido de mais nada! Cada evolução, uma emoção. Cada aniversário, um filme de tudo o que se viveu até ali e um horizonte de tudo o que vem pela frente. E o que você enxerga?

 

Não, não são os brinquedos que você comprou ou comprará, as roupas que vestiu ou vestirá, o carro que trocou ou trocará. O que você adquiriu com o seu dinheiro entra muito pouco na lista das lembranças que quer reviver ou experimentar. O que move você são as vivências. As emoções. Os abraços, os beijos, o brilho no olho. A saúde, sua e do filhote. As viagens, os sabores, os cheiros, as descobertas compartilhadas. A saudação matinal “bom dia mamãe querida, amor da minha vida”. Você daria tudo o que tem para continuar a viver ao lado desse ser que saiu das suas entranhas para dar você à luz. O único materialismo que precisamos é a materialização do amor. Filho é isso, amor tangível.

 

Minha filha fez 8 anos e tenho a sensação é de que pari um anjo. Me torno uma pessoa melhor com ela. É o meu ímã para a evolução. Ontem, quando recebeu flores do pai e irradiou-se de felicidade, refletiu em mim a vontade de também lhe dar um presente. E o presente que escolhi é uma oração que há 12 anos me foi ofertada por uma pessoa muito especial e que, desde então, rege meus passos. É com ela que o meu dia começa e a noite termina. Diz assim:

 

“Senhor, Dai-me uma filha que seja bastante forte para saber o quanto de Ti precisa. E corajosa bastante para se enfrentar a si mesma, quando tiver medo - não tenha medo. Uma filha que seja orgulhosa e inflexível nos momentos difíceis, mas humilde e mansa na vitória.

 

Uma filha que se conheça e que saiba que se deve conhecer a si mesma e a pedra angular do saber. Guia-a, eu Te suplico, não pelo caminho fácil do conforto, mas sob a pressão e o aperto da dificuldade. Que aprenda a ser ereta na tempestade. E a ter compaixão com os malogrados.

 

Dá-me, Deus, uma filha de coração puro e objetivos elevados. Uma filha que saiba dominar-se antes de procurar dominar os outros filhos. Uma filha que aprenda a rir, mas que não desaprenda a chorar. Uma filha que tenha olhos para o futuro, mas que não se esqueça do passado.

 

E depois que lhe tiverdes concedido todas estas coisas, Dá-lhe Deus, eu Te rogo, compreensão bastante para que seja sempre uma mulher honesta, sem contudo de levar muito a sério. Dá-lhe humildade, Senhor, para que possa ter sempre em mente a simplicidade da verdadeira grandeza, a tolerância da verdadeira sabedoria, a humildade da verdadeira força. Então eu, sua mãe, ousarei murmurar: não vivi em vão”.

 

Neste teu aniversário, filha, eu te ofereço essas palavras junto com todo o meu amor. E você, qual a oração ofereceria ao seu filho?

 

LEIA TAMBÉM:

 

- Salvem os primos!

 

- Você (realmente) brinca com seu filho?

 

21Comentários
23/mar/2013 10:53
avatar
Sempre me emociono e me identifico com as suas palavras.Também sou mãe de um anjo, Laís, que como a sua Ana Bia nasceu dia 21 de março, mas em 2007.E com a sua permissão, gostaria de oferecer essa oração a minha filha, que traduz tão bem todo o desejo do meu coração.Parabéns as duas, mãe e filha.
27/mar/2013 18:02
avatar
Parabéns!!! Duplamente, pelo aniversário da filha e pela linda oração.
Veio como reflexão para os momentos em que você parece estar sendo dominada pelas situações diárias.
Obrigada!
27/mar/2013 17:50
avatar

Parabéns para as duas mãe e filha que Deus abençõe imensamente as suas vidas. Hoje é o aniversário da minha Letícia que como a sua também completa 8 anos,estava aqui num dilema muito grande enquanto enrolava os brigadeiros,o que dar de presente para uma pessoa que de tão especial e infinita pra mim não tenho palavras para descreve-lá ... Achei essa oração caiu em meu colo, vou oferecer a ela e pedir de todo o meu coração com muita fé para que minha pequena Ops... não tão pequena assim seja guiada pela mão de Deus.

Um grande beijo Saúde, Paz e muitos momentos bons para que nossas vidas como mães valham a pena... Fiquem com Deus  

avatar
Obrigada, Jolene, pelas doces palavras. Fico muito feliz que você queira oferecer esta oração a sua filha. Acho que ela é tão profunda, que a ela recorri em diferentes fases da vida, atenta a diferentes trechos dela. Tocante. Um beijo para você e sua pequena Laís. 
28/mar/2013 15:03
avatar
Lindo presente...que o Senhor abençoe e proteja vcs hj e sempre!

Adilma e Davi

28/mar/2013 14:24
avatar
Parabéns! Essa oração  me emocionou e alimentou meu espírito, estou em um momento de espectativa. E essa oração é tudo que precisava neste momento. Acredito que como você, recebi esta oração de alguém muito especial, alguém que não conheço mas que com certeza é um anjo de luz. Obrigada! E parabéns pela filha e pela oração! Um grnade abraço!
avatar

Gente há muito tempo mesmo eu não lia uma coisa tão linda. Me identifiquei também porque minha filha também é Ana Bia.

Parabéns por escrever tão bem!!!

25/mar/2013 20:12
avatar
Lindo.
Já guardei pra Liz
:)
bjo e parabéns pra Ana Bia

25/mar/2013 09:48
avatar

Muito linda essa oração!!!  Mas só uma dúvida: faltou alguma palavra nesse trecho em destaque?

 

...eu Te rogo, compreensão bastante para que seja sempre uma mulher honesta, sem contudo de levar muito a sério.

 

 Sou mãe de um filho maravilhoso de 7 anos (Victor) e nessa oração você traduz exatamente o que toda mãe deseja para um filho. Parabéns!!!

 

18/abr/2013 12:08
avatar
que lindo eu tinho uma filha linda e todo dia agradeco a Deus por ela. Naum tem como naum acreditar em Deus quando vc sente aqueles chutes na barriga, depois quando ela nasce vc ve aquele sorriso quando ela ta dormindo, naum dar pra descrever a emo ao de quando ela ta chorando e vc pega ela e ela te abraca e para de chorar. 
28/mar/2013 15:03
avatar
Lindo presente...que o Senhor abençoe e proteja vcs hj e sempre!

Adilma e Davi

avatar

Gente há muito tempo mesmo eu não lia uma coisa tão linda. Me identifiquei também porque minha filha também é Ana Bia.

Parabéns por escrever tão bem!!!

27/mar/2013 18:03
avatar
Parabéns!!! Duplamente, pelo aniversário da filha e pela linda oração.
Veio como reflexão para os momentos em que pareço estar sendo dominada pelas situações diárias.
Obrigada!
25/mar/2013 10:03
avatar

Me emocionei ao ler esta oração, realmente ela é linda e real. Tudo que queremos para nossos filhos é simples assim.

Tenho um filho de 9 anos e como você também vivi e vivo muita coisa com ele. somos também parceiros de muitos passeios e viagens. Acho muito importante tanto para eles como para nós.

Com a sua permissão vou copiar esta oração e oferecer para o meu filho, ela é tudo de bom.

Parabéns a você e a sua filha de coração.

Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?
sobre a autora
  • Ana KesslerAna Kessler

    Publicitária e escritora, foi coordenadora do núcleo de internet do Jornalismo da TV Globo/RJ, editora dos portais femininos Bolsa de Mulher e Tempo de Mulher e é diretora da ONI Content, empresa de projetos de conteúdo para a web. Gaúcha de Porto Alegre, morou em Londres, Nova York, Rio de Janeiro e, agora, São Paulo. É mãe da Ana Beatriz, a "Ana Bê", 9 anos, uma menina faceira, carioquinha de nascimento, porto-alegrense de alma e paulistana de coração. Juntas, entregam-se com muito amor ao exercício de serem mãe e filha.

  • Mariana Della BarbaMariana Della Barba

    Antes era só jornalista, dessas curiosas, que não sossega. Depois que o Theo (5 anos) e a Liz (2 anos) nasceram, “piorou”. Adora ir atrás de lugares legais para levar os filhos – tanto que lançou o livro São Paulo com Crianças. É viciada em ideias e novidades ligadas à maternidade e ao mundo infantil. Tudo isso é registrado no blog Mãe da Rua, que nasceu quando o Theo ainda estava na barriga.

+ blogs: de mãe pra mãe
Outros blogs

Ana Kessler

Mariana della Barba

Mariana Della Barba

Foto: April Maciborka and David Wile
Bebês provam limão pela 1ª vez
FooterSaiba maisLifebuoyLifebuoy
  • O MSN Brasil não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste blog, que são de inteira responsabilidade do autor. De Mãe pra Mãe com Ana Kessler é um blog do MSN Brasil.