De Mãe para MãeDe Mãe para MãeOferecido por Lifebuoy
Conselhos de MãeBlog da MarianaBlog da AnaBlog da Adriana

Um brinde às férias

Contagem regressiva para o fim do semestre, crianças com adrenalina turbinada e pais à beira de um ataque de pânico? Aqui vão quatros receitas de sucos especiais para a família abrir bem a temporada.

Por Adriana Teixeira 27/nov/2013 07:47

A proximidade do encerramento das aulas não deixa os pais nervosos somente pela expectativa em relação às notas escolares. O período de férias – tão justamente aguardado pelas crianças, é também um motivo de estresse pra muitos. Principalmente para quem não pode conciliar o descanso do trabalho com a pausa escolar dos filhos. Aqui em casa a gente tenta se programar para isso, mas a verdade é que a rotina de toda a família fica bagunçada mesmo. Então, além de respirar fundo e encarar a missão férias, eu capricho na alimentação das crianças e na nossa também. Trabalhei como jornalista de saúde por cinco anos, entrevistando especialistas da área de nutrição e com eles aprendi o poder dos alimentos naturais contra os males do corpo e da mente... Há 13 anos testo-os com meus filhos e sempre dá certo.

Portanto, as quatro receitinhas caseiras a seguir têm eficácia comprovada e propriedades nutritivas especiais para este período que começa nas próximas semanas, incluindo aumentar o pique das crianças e o nosso também! São sucos supersimples e saborosos com os ingredientes da estação. Dois para os filhos e dois pra os pais – experimente e depois me conte se ajudaram ou não na sua casa.

 

  • Aumentar a imunidade para brincar ao livre
    Calor, pé no chão, banho gelado... resfriado à vista? Então, nada como um suco à base de frutas cítricas, capazes de combater bactérias. O truque extra é incrementá-lo com damasco que contém zinco, e ajuda a diminuir os espirros.
    Como fazer: bata 1 manga madura picada com 1 fatia de melão picado, acrescente 200 de suco de laranja coado, 2 damascos secos e 2 cubos de gelo, batendo até espumar.
  • Energizar pais com preguiça de acordar cedo no fim de semana pra brincar
    Cansaço e falta de ânimo não combinam nada com férias das crianças, certo? Então, melhor combater os radicais livres, os vilões do nosso metabolismo. Alimentos ricos em betacaroteno como cenoura e vegetais escuros têm os antioxidantes que você precisa.
    Como fazer: no processador, passe duas folhas de couve com 1 cenoura, então bata no liquidificador 1 copo de água com lascas de gengibre ou folhas de hortelã. Rodelas de pepino são um jeito de deixar o suco ainda mais refrescante.

  • Acalmar pais à beira das férias
    O modo pra isso é dosar a ansiedade, o que em alimentação equivale dizer evitar doces. A questão não é cortar o açúcar totalmente, mas sim mantê-lo em níveis adequados no sangue -- e a maçã e a cereja são dois ótimos ingredientes pra isso.
    Como fazer: bata 1 copo de melancia picada (sem semente) com 2 colheres (sopa) de cerejas picadas e ½ maçã picada. Sirva com gelo picado.
  • Dar um sossega leão nos pequenos, porque ninguém é de ferro
    Incansáveis, as crianças lutam ferozmente contra o sono. Mas não devem, pois o sono é exatamente o bálsamo reparador da energia deles (e da nossa também!). Aqui vale resgatar o antigo hábito do leite morno para dar sono, que não é lenda, não: o cálcio estimula o triptofano, um aminoácido natural essencial ao nosso organismo que ajuda a induzir o sono. Só que no calor, leite morno não tá com nada, então o truque é misturá-lo à banana – rica em triptofano – pra acelerar seu poder sedativo.
    Como fazer: triture 1 banana madura e 1 manga picada, então acrescente 150 ml de leite (ou leite de coco) e bata novamente. Por fim, junte 2 ou 3 cubos de gelo e bata até espumar. Sirva em copos gelados.


    LEIA TAMBÉM:
    Lanche pra garotada nas férias sem surtar na cozinha

6Comentários
6/dez/2013 07:10
avatar
porque será que férias escolares esta associado ultimamente a estresse de pais e familiares. Se eu fosse criança entenderia certos comentários como ofensa. Poxa será que o lugar que eu mais gosto (minha casa) , ninguem me quer por tempo integral?????
avatar
PARE E PENSE,
Mamães é pura natureza acalma e só faz bem, e se for orgânico melhor ainda.
avatar

isso é tudo de bom! e realmente, é o que a minha filhota vai precisar nessas férias!!!!

 

6/dez/2013 00:27
avatar
se minha filha gostasse de tomar leite seria bom mas é uma pena leite pra ela tem que ser muito especial só do peito já tentei dá de todas as marcas mas não teve jeito.
Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?
sobre a autora
  • Ana KesslerAna Kessler

    Publicitária e escritora, foi coordenadora do núcleo de internet do Jornalismo da TV Globo/RJ, editora dos portais femininos Bolsa de Mulher e Tempo de Mulher e é diretora da ONI Content, empresa de projetos de conteúdo para a web. Gaúcha de Porto Alegre, morou em Londres, Nova York, Rio de Janeiro e, agora, São Paulo. É mãe da Ana Beatriz, a "Ana Bê", 9 anos, uma menina faceira, carioquinha de nascimento, porto-alegrense de alma e paulistana de coração. Juntas, entregam-se com muito amor ao exercício de serem mãe e filha.

  • Mariana Della BarbaMariana Della Barba

    Antes era só jornalista, dessas curiosas, que não sossega. Depois que o Theo (5 anos) e a Liz (2 anos) nasceram, “piorou”. Adora ir atrás de lugares legais para levar os filhos – tanto que lançou o livro São Paulo com Crianças. É viciada em ideias e novidades ligadas à maternidade e ao mundo infantil. Tudo isso é registrado no blog Mãe da Rua, que nasceu quando o Theo ainda estava na barriga.

+ blogs: de mãe pra mãe
Outros blogs

Ana Kessler

Mariana della Barba

Mariana Della Barba

Esportivos são os mais visitados (MSN Fotos)
Esportivos são os mais visitados
FooterSaiba maisLifebuoyLifebuoy
  • O MSN Brasil não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste blog, que são de inteira responsabilidade do autor. De Mãe pra Mãe com Adriana Teixeira é um blog do MSN Brasil.