Carinho inspira carinho - MSN BrasilCarinho inspira carinhoCarinho inspira carinho - MSN BrasilCarinho inspira carinho - MSN BrasilVeja maisFotosEnvie sua fotoTour de carinho
Por Redação, .

O morador de rua que era poeta: a incrível história do homem que reencontrou a família após 51 anos depois que suas poesias conquistaram a internet

Raimundo Arruda Sobrinho passou 35 anos vivendo entre lixo, pobreza e poesias. Sábio e sensível, ele conquistou a simpatia de Shalla, uma moradora de seu bairro e conseguiu, com a ajuda dela, encontrar a família que deixou há mais de 50 anos


A página de Raimundo já conta com mais de 40 mil likes e é um grande sucesso nas redes sociais.

A página de Raimundo já conta com mais de 40 mil likes e é um grande sucesso nas redes sociais.

Em uma cidade grande e movimentada como São Paulo, não são poucas as histórias de vida que se cruzam a todo o tempo. Parado em uma esquina qualquer da cidade, sentado em um banco de uma praça ou perambulando pelas ruas que acompanham o passar infinito de carros, estava Raimundo. Um senhor barbudo, com roupas de plástico e aparência rude que, surpreendentemente, escrevia algumas das mais doces poesias da capital paulista. Mais do que um mendigo, Raimundo era poeta e, graças ao poder da internet, pode-se dizer que ele também é um homem de sorte.

O sonho de estudar em São Paulo se transformou em um cantinho de lona no meio da praça

Há mais de 50 anos, um jovem sonhador saiu da terra natal com um objetivo e alguns sonhos em mente: Raimundo Arruda Sobrinho, então com 23 anos de idade, deixou a Tocantins de sua família para estudar na capital do estado de São Paulo. Devido às várias dificuldades financeiras, Raimundo foi jardineiro e vendedor de livros para conseguir se sustentar quando, em 1979, sem opções, viu a rua como o único local em que poderia morar. Ele, então, adotou o canteiro central da avenida Pedroso de Morais, no bairro de Pinheiros e, no mesmo lugar, viveu por 19 anos entre seus textos e poesias.

Vestido com sacos pretos de lixo (porque ouviu dizer que a roupa normal de tecido cria fungos e bactérias e o deixaria com mau cheiro), Raimundo cultivava cabelos compridos e uma longa barba que lhe serviam como uma espécie de travesseiro. Ele dormia sobre outros sacos plásticos e lonas que artesanalmente foi costurando até formar uma espécie de “cabaninha” e passava boa parte do tempo sentado em um banquinho de madeira com alguns escritos nas mãos.

Uma simples conversa foi o grande passo para a mudança

Após anos no mesmo lugar, invisível aos olhos indiferentes dos que passavam por ali, Raimundo teve uma surpresa. Uma jovem chamada Shalla Monteiro decidiu olhar o morador de outro modo e parou para conversar com ele. Foi a partir daquele momento que o Raimundo da praça deixou de ser apenas um morador de rua para revelar o poeta que havia dentro dele.

Após algumas conversas com o senhor, Shalla descobriu que o velhinho sujo que morava na praça era culto, conhecia literatura e música clássica. Ele falava com maestria das centenas de livros que havia lido e ainda gostava de distribuir alguns poemas que havia escrito para quem passasse por ele. Instigantes e reflexivas, as “mini-páginas” que Raimundo assinava possuíam data de nascimento, número de série e uma assinatura que dizia “O Condicionado”.

A página no Facebook se tornou um sucesso e chegou até a família de Raimundo

Ainda impressionada com a inteligência e sensibilidade que se escondiam por baixo da sujeira e abandono de Raimundo, Shalla decidiu criar uma identidade para ele, após ganhar um de seus poemas. A moça criou, então, uma fanpage para o poeta no Facebook onde suas cartas e poesias eram postadas e compartilhadas com outras pessoas. Os poemas de Raimundo, a essa altura, já eram famosos pelo bairro.

O que aconteceu, cerca de três semanas depois, foi surpreendente: as poesias de Raimundo não apenas repercutiram e alcançaram grandes proporções, como também chegaram à família que ele não via há mais de três décadas. Francisco Arruda entrou em contato com Shalla por meio da página no Facebook e confirmou, após anos de procura, o que já suspeitava desde que vira aquele endereço na internet pela primeira vez: Raimundo era o irmão que ele tanto procurou.

Abra os olhos para os Raimundos ao seu redor

A história impressionante de Raimundo não apenas abre os olhos para os poderes e benefícios incríveis que a internet pode fornecer, como também atenta sobre a necessidade de comunicação e sensibilidade das pessoas para com o próximo. Afinal, não é preciso ir até o outro lado do mundo para fazer o bem: a solidariedade e a ternura podem ser exercidos no dia a dia, a caminho do trabalho ou até mesmo naquela praça movimentada que fica na esquina da sua casa e abriga um senhor de rua simples e calado - que pode ser um outro Raimundo com alma de poeta perdido por aí.

82Comentários
20/abr/2014 20:12
avatar
Fiquei muito feliz por você ajudar o seu Raimundo, já levei comida muitas vezes para ele,adorava seus poemas,mas ele era muito confuso para conversar ,e quando eu fazia esse trabalho não existia redes sociais. Parabéns Shalla ! 
2/abr/2014 17:09
avatar
SANTINA

PARABÉNS Shalla PELA SUA AÇÃO SOCIAL SE CADA UM FIZESSE  SUA PARTE O MUNDO SERIA DIFERENTE,  APESAR QUE AS PESSOAS FICAM RESSABIADAS EM AJUDAR DEVIDO A MUITA VIOLÊNCIA E NINGUÉM TEM UM PERFIL  TRANSPARENTE. 
2/abr/2014 16:56
avatar

Parabéns Shalla, pela iniciativa e o gesto nobre.

Deveríamos ter muitas Shalla para encontrar os diversos Raimundos que existem perdidos, não só, nos milhares  canteiros da cidade, como também nessa imensa selva de pedra chamada São Paulo. E com toda certeza teríamos muitos profissionais, seja em qualquer área, contribuindo para o desenvolvimento social.

Porque se dependermos dos nossos governantes, que deveriam cumprir esse papel, em dar mais atenção e ouvir o que esses moradores de ruas têm prá nos contar , expressar  suas habilidades e sentimentos, nada disso seria possível.

2/abr/2014 16:14
avatar
SHALLA - É muito emocionante o ato que você praticou. Não te conheço, mas, este teu proceder é uma missão de Deus em sua vida. Que Deu7s te abençoe e te dê muitas bênçãos, você merece, você tem um coração de anjo. Já pensou a felicidade de seu Raimundo em encontrar a família que tanto anos não se viam e nem notícias tinham. SHALLA, deixo para sua reflexão um versículo bíblico, se me permite:  'Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre" - Salmos 107.1
2/abr/2014 13:20
avatar
Shalla, é este o seu nome? pois tem que ser lembrado, pois aquele homem emmulanbado, triste morador de rua, tendo somente fome , frio e olhar triste tu vistes um poeta. Isso porque no teu coração mora o Deus que em ti floreceu para a obra de amor sem ver a cor ou as vestes, apenas
viu o interior, o amor, um poeta. E assim, para a alegria de um coração,o estendeu a mão, mãos que todos nós gostaríamos de ter pois mesmo sem frio ou fome mendigamos o pão do amor. 
2/abr/2014 12:43
avatar
parabéns seu raimundo, admiro sua coragem e sua insistênsia pelos estudos, são poucos como o senhor que ainda buscam na literatura e nos livros conhecimento, parabens tambem shalla pois você foi um anjo e também uma esperança para o seu raimundo, foi um exemplo muito grande o que você fez a esse senhor. seu raimundo também sou poeta e como o senhor também escrevo poemas e poesias, publicarei em breve, e espero um dia pode me comunicar com o senhor pois seria de grande ajuda no meu livro de poesias e também para ter mais conhecimento e ensino de vida que o senhor deve ter e muito. meu e-mail é maninho_black16@hotmail.com ou no face é maicon silva (maninho_black18@hotmail.com), sou de Manaus, Amazonas, e adorei sua história e seu exemplo, o admiro muito. abraços e que bom que você reencontrou sua familia graças a deus, ate mais. carlos maicon.
2/abr/2014 12:10
avatar
Parabéns! Belo exemplo! Somos todos poetas :D
2/abr/2014 11:52
avatar
Shalla, você realmente foi um anjo que Deus enviou para conversar com o seu Raimundo.Na verdade Deus inspirou em você para aproximar dessa pessoa simples e sábia, para veicular para o Brasil que tem poetas esquecidos,são esquecido porque as pessoas não conseguem enxergar as vestimentas de um ser humano que por trás de sacos plásticos, existe um grande homem, aliás um grande sábio brasileiro que não era visto.E  você revelou para o Brasil um novo poeta.

Beijos.

Aquiles. aquilesgo@hotmail.com

2/abr/2014 11:47
avatar
Alguém disse: As galáxias e as estrelas giram em torno de um eixo,O AMOR!!!!
2/abr/2014 11:03
avatar
Parabéns pela atitude imposta por quem tem bom coração, pois você o olhou com amor e carinho. Coisa rara nos dias de hoje! Se cada pessoa olhasse pelo seu próximo com esse seu olhar, teríamos menos violência no mundo. Você me emocionou com a sua forma de agir, saiba que está gerando um anjo em seu ventre!  Deus lhe abençoe!
2/abr/2014 10:21
avatar
qual a cidade do Tocantins,que a família dele mora???
Que Deus possa,dar muita alegria a família com o retorno do sºRaimundo.
Shalla,vc é especial.Que existam várias Shalla,nesse mundo,precisamos disso.
Que Deus possa te cuidar sempre.

2/abr/2014 09:47
avatar
Há como Deus  está te abençoando mais ainda pelo seu ato tão  singelo e simples que mudou a vida de um ser humano, parabéns minha filha vcoê é um anjo na vida das pessoas você é sim um ser especial para Deus!
2/abr/2014 09:15
avatar
Que o Senhor abençõe poderosamente a vida dessa moça, que usada por Deus, ajudou esse senhor a reencontrar sua família! Shalla vc é muito especial!
2/abr/2014 08:52
avatar

   Eu imaginos dos tantos Raimundos que vivem vagando nas ruas da vida, e das poucas... Shallas  que existem no contextos da situação!!!

 

   Acredito que muitos desses andarilhos rotulados pela situação cada um tem a sua estória e até os seus motivos das chances relâmpagos...perdidas!!!

2/abr/2014 08:44
avatar

 Shalla, realmente vc é um anjo que na sua simplicidade não deixou-se absorver pelo cotidiano urbano.

Que em sua curiosidade e inteligência "Emocional" conseguiu se livrar da armadura da indiferença,

gosto e admiro vc sem conhece-la, por me fazer acreditar que ainda existem seres Humanos entre...nós!!!

 

Deus a abençoe...sempre!!!

avatar
Você é o anjo que Deus colocou na hora certa , momento exato no caminho do poeta Raimundo. Lição de vida parabéns .!
2/abr/2014 04:21
avatar
FICO FELIZ EM TE AJUDADO ELE COM ATENÇÃO  CARINHO GOSTAVA DELE SEMPRE PARAVA O CARRO SÓ PRA OUVIR ELE RECITAR VARIOS POEMAS QUE BOM QUE ELE SAI DE LA MUITA SAUDE AMIGO PARABENS

2/abr/2014 01:00
avatar
Q DEUS TE ILUMINE SHEILA PARABÉNS PELA ATITUDE 
SÓ POSSO LHE DESEJA FELICIDADES E MUITO AMOR .
EXEMPLO DE PESSOAS .MARAVILHOSA COMO VOCÊ. 
2/abr/2014 00:40
avatar
A poesia salva. A arte salva. A arte humaniza, pois vai lá no longínquo do nosso âmago empedernido, insensível e quando nos damos conta o escorrer das lágrimas fala por nós (...).
1/abr/2014 23:56
avatar
Parabéns Sheila...tua alma é brilhante e iluminada  ...fez bilhar um tesouro esquecido ...fiquei emocionado com mais uma brilhante história de vida .....de muitas grandes almas que são despresadas por uma grande maioria ....as vezes não é a nossa posição social que determina o nosso grande carater ....pessoas simples também tem uma grande alma ,muitas vezes aprendemos muito com elas também .....
Reportar
Ajude-nos a manter uma comunidade saudável e vibrante relatando qualquer comportamento ilegal ou inadequado. Se você acredita que uma mensagem viola o Código de CondutaUse este formulário para mandar uma notificação aos moderadores. Eles vão investigar sua denúncia e tomar as ações apropriadas. Se necessário, eles podem inclusive reportar atividades ilegais para as autoridades competentes.
Categorias
Limite de 100 caracteres
Are you sure you want to delete this comment?

veja também

drops de carinho

O jogador da seleção alemã Mesut Özil anunciou que vai doar dinheiro do prêmio para 23 cirurgias de crianças brasileiras - 1(©Reprodução Facebook)
Drops de Carinho: pequenas histórias para inspirar a fazer o bem

compartilhe seus momentos

Trabalho social é um gesto de carinho(©MSN)
Trabalho social é um gesto de carinho

msn brasil no facebook

para cimapara baixo

Você já viu?

  • Eleições 2014

    Candidato mais rico de todos declarou ter meio bilhão; conheça os mais endinheirados das urnas

  • Vilã vira meme

    É a vez de Cora! Vilã da nova novela das 21h, 'Império', vira sucesso nas redes sociais; veja

  • Virou piada!

    Dunga mal voltou para a seleção brasileira e já é alvo de piadas nas redes sociais; veja as melhores

  • Sexo

    Ginástica íntima ajuda no sexo depois do parto; corpo muda e posições reduzem o desconforto

  • Carros

    Salões de automóveis trazem carros do futuro; veja novidades que logo devem surgir nas ruas

Shopping

  • Lojas Colombo

    Electrolux Chef Elétrica - 11 x R$22,26

  • Eletrosom.com

    Philco LED 32 polegadas - 8 x R$99,88

  • Kanui

    Mocassim Roxy Lido II Preto - Roxy - 9 x R$21,67

  • Óticas Reiban

    Technos Feminino - à vista R$400,00

  • KaBuM!

    Vizcaya Passion Red Fruits 200 ml - 12 x R$1,07